O estónio Ott Tanak é o líder do Rali da Alemanha, após a realização das oito primeiras classificativas. O piloto da ford tem um avanço de 5,7 segundos sobre o Citroen de Andreas Mikkelsen, e 28,2 sobre o Hyundai de Thierry Neuville, que anda a lutar pela posição com o francês Sebastien Ogier, que não está longe, a 30,6 segundos.
Depois de um surpreendente Jan Kopecky ter vencido a classificativa de abertura, em Sarrebrucken, a bordo do seu Skoda Fabia R5 - e de Kris Meeke ter batido na especial, perdendo dez (!) minutos - o dia começou com Dani Sordo (Hyundai) a ser o primeiro líder, ao vencer a segunda especial, conseguindo uma vantagem de 1,7 segundos sobre Thierry Neuville, também no seu Hyundai. Latvala (Toyota) era o terceiro, enquanto que Ogier (Ford) era apenas sétimo, a cinco segundos do melhor.
Ott Tanak venceu na classificativa seguinte, a primeira passagem por Mittemosel, conseguindo uma vantagem de 2,3 segundos sobre Ogier, o seu companheiro da Ford, e ascendendo assim à liderança. Sordo foi apenas sexto na especial e perdeu quatro posições, e Thierry Neuville, perdeu quase onze segundos devido a uma saída de estrada.
“Saí pouco depois da partida do troço, a estrada estava seca e de repente apanhei uma parte molhada em travagem, e saí para as vinhas. Perdi o splitter da frente e agora não tenho apoio” disse o belga da Hyundai.
E quem atacava também era Andreas Mikkelsen. “Estamos a correr riscos, mas temos que o fazer”, afirmou. E esse ataque compensou: na primeira passagem por Graftschaft, Andreas Mikkelsen faz uma classificativa de sonho e consegue vencer, dando 7,4 segundos de avanço à concorrência, nomeadamente o Toyota de Esapekka Lappi. Assim o piloto norueguês tinha um avanço de 4,8 segundos sobre Tanak.
E o norueguês não estava totalmente satisfeito: “Não tinha disputado este troço antes pelo que estudei bem os onboards, mas ainda assim cometi dois pequenos erros” disse.
Neuville perdeu ainda mais tempo, devido a nova saúda de estrada, bem como os Toyota de Latvala e Hanninen, enquanto que Elfyn Evans aproveitava tudo isso para subir dois lugares, para o quarto posto, a 13,2 segundos da liderança.
A manhã acabava com Neuville a vencer a quinta classificativa, a super-especial de Wadern-Weiskirchen, superando Ogier em 0,3 segundos.
Na parte da tarde, Tanak atacou na segunda passagem por Mittmosell, mas conseguiu apenas diminuir em 3,2 segundos a desvantagem que tinha sobre Mikkelsen, segundo na especial. Mesmo assim, ambos os pilotos estavam agora separados por meros 0,9 segundos.
E o estónio sofreu uma saída de estrada! “Tive muita sorte em regressar à estrada”, afirmou.
Tanak ganhou na sétima especial, a segunda passagem por Grafschaft, numa altura em que o tempo piorava, com chuva, e conseguiu passar para o comando, depois de ganhar 5,4 segundos sobre Mikkelsen, que foi apenas quarto. Elfyn Evans perdeu quase vinte segundos devido a um despiste, mas manteve o quinto posto, mas o pior foi Esapekka Lappi, que bateu num muro e ficou por ali, danificando a suspensão.
No final do dia, na terceira passagem por Wadern-Weiskirchen, Latavala poi o melhor, superando Neiville e Tanak, com Ogier a perder mais de 21 segundos, mas a geral permaneceu inalterada.
Depois dos cinco primeiros, todos separados por menos de um minuto, Juho Hanninen é o sexto, a um minuto e 14 segundos, com Craig Breen não muito atrás, a um minuto e 21 segundos, no seu Citroen. Jari-Matti Latvala é o oitavo, a um minuto e 54 segundos, e a fechar o "top ten" ficaram o Hyundai de Hayden Paddon e o Skoda de Jan Kopecky, o melhor dos WRC2, a três minutos e 36 segundos.
O rali da Alemanha prossegue este sábado, com mais nove especiais.
No final do dia, na terceira passagem por Wadern-Weiskirchen, Latavala poi o melhor, superando Neiville e Tanak, com Ogier a perder mais de 21 segundos, mas a geral permaneceu inalterada.
Depois dos cinco primeiros, todos separados por menos de um minuto, Juho Hanninen é o sexto, a um minuto e 14 segundos, com Craig Breen não muito atrás, a um minuto e 21 segundos, no seu Citroen. Jari-Matti Latvala é o oitavo, a um minuto e 54 segundos, e a fechar o "top ten" ficaram o Hyundai de Hayden Paddon e o Skoda de Jan Kopecky, o melhor dos WRC2, a três minutos e 36 segundos.
O rali da Alemanha prossegue este sábado, com mais nove especiais.
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