Emerson Fittipaldi saindo das boxes, rumo ao circuito de Jacarépaguá, no fim de semana do GP do Brasil de 1978. Há precisamente 40 anos, a Copersucar conseguia o seu melhor resultado de sempre, o primeiro pódio da marca e o primeiro pódio para Emerson desde o GP dos Estados Unidos de 1975, também um segundo lugar.
No final de 1977, o circuito de Jacarepaguá estava novinho em folha e pronto para receber a Formula 1, numa altura em que a FOCA estava em conflito com a pista de interlagos por causa dos eventos da corrida no inicio do ano, especialmente com os incidentes da curva 3, onde, por causa das redes que ficaram na pista oito carros ficaram fora de corrida. Não querendo repetir a gracinha, foram para Jacarépaguá, no Rio de Janeiro, e foram bem recebidos.
O calor foi complicado, mas a Copersucar adaptou-se bem. Tinha dois F5A consigo, bons pneus da Goodyear, e Emerson andou bem ao longo de todo o fim de semana. Só que durante os treinos, o carro ficou parado por causa de um problema no semi-eixo e pediu a alguns comissários para o empurrar, algo que não era muito permitido. Ele zangou-se com um deles, alcunhado de "Pulguinha" e houve uma cena de agressão. Acabou por ser multado em 2500 dólares - uma soma considerável nesses tempos.
No "warm up", o carro que usaram ao longo do fim de semana teve uma avaria no motor de arranque e tiveram de ir para o carro de reserva. Copiaram as afinações e Emerson disse depois que estava tão bom como o carro anterior.
O resto foi história: partindo de sétimo na grelha, chegou a quinto no final da primeira volta e andava ao ritmo dos Lotus, apanhando o "poleman" Ronnie Peterson e depois Mário Andretti, que tinha vencido em Buenos Aires, duas semanas antes, e que teve problemas com a caixa de velocidades. Não deu para apanhar Carlos Reutemann, apesar do público gritar para que o motor quebrasse...
Comemorou-se aquele segundo lugar como se fosse vitória. Imagino se tivesse vencido em Jacarépaguá. Teria sido feriado nacional ou os 60 mil que estavam ali naquele dia teriam invadido a pista? Uma coisa era certa: teria sido um Carnaval antecipado.
Sem comentários:
Enviar um comentário