Fernando Alonso vai correr durante 25 fins de semana ao longo de 2018. Aliás, a sua temporada começou na semana passada em Daytona, a bordo de um Ligier de LMP2 da United Autosports. E esta terça-feira, a Toyota confirmou que ele vai correr no carro numero 8 ao longo da super-temporada de 2018-19, exceptuando as Seis Horas de Fuji, que vai coincidir com o GP de Singapura.
Para muitos, aquilo que Alonso está a fazer é louvável. Muitos ligam isso ao passado, quando os pilotos faziam a cada fim de semana uma prova diferente de automobilismo, fosse ele Formula 1, Formula 2, Endurance ou IndyCar. Era frequente nos anos 60 e 70 ver pilotos de Formula 1 andarem nas 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianápolis.
Contudo, o que muitos não se apercebem é que, há uma geração, os pilotos faziam isto porque... ganhava-se pouco como piloto. Os milhões apareceram apenas nos anos 80 e uma década antes, poderiam correr 30 provas por pouco mais de 25 mil dólares. E são conhecidos casos de pilotos que foram correr em provas que não tinham necessidade de ir e foram porque precisavam do dinheiro. As circunstâncias do acidente mortal de Pedro Rodriguez, a 11 de julho de 1971 e tempos depois, em agosto e setembro de 1985, com Manfred Winkelhock e Stefan Bellof, tem a ver com isso.
Hoje em dia, Fernando Alonso é milionário. Ganhou imenso dinheiro nos seus tempos na Ferrari e faz bons contratos com a McLaren. E a razão porque faz isto é mesmo pela aventura e porque deseja experimentar outras coisas, para além da Formula 1. E não espera para fechar a sua carreira na categoria máxima do automobilismo para experimentar todas estas coisas.
E faz isto tudo porquê? Realização pessoal? Eterna insatisfação? Vontade de entrar nos recordes? Se calhar é isso tudo e muito mais. Pessoalmente, tenho de tirar o chapéu a ele por fazer tudo isto. Provavelmente, dentro de quinze anos, ainda andará dentro de um automóvel de competição para ser feliz como piloto. Vai andar a correr por 25 ou 30 fins de semana? Bom, quando as pessoas fazem por prazer não ficam cansados, pois não?
1 comentário:
Alonso é a prova de o calendário de F1 pode ter 25 provas. ;-)
Ele quer deixar uma marca no automobilismo e sabe que é impossível chegar ao nível de Schumacher, e mmesmo para alcançar Vettel e Hamilton está muito complicado. Esta é uma forma de o tentar. E ao mesmo tempo é uma forma de "protestar" contra o facto de a F1 (leia-se a Ferrari, a Mercedes, a Honda, a McLaren, a Red Bull, as regulamentações técnicas e o Fado) não lhe dar um carro vencedor. Revela-se como um campeão pelo facto de não se esgotar na luta pelo 10º lugar numa prova de F1. É muito interessante acompanhá-lo nestas aventuras.
Enviar um comentário