sábado, 3 de fevereiro de 2018

Formula E: Vergne foi o melhor na qualificação em Santiago

O francês Jean-Eric Vergne foi o melhor na qualificação desta tarde em Santiago do Chile. O piloto da Techeetah conseguiu superar o e.dams de Sebastien Buemi e o outro Techeetah de André Lotterer, que bateu na sua volta mais rápida.  

Quanto a António Félix da Costa, não conseguiu mais do que o 16ª tempo com o seu Andretti, dois lugares atrás de Felix Rosenqvist, o líder do campeonato, e três de Lucas de Grassi, que tinha sido penalizado por causa da troca da sua unidade de energia no seu Audi-Abt.

Debaixo do verão austral na capital chilena, máquinas e pilotos se prepararam para a sessão de qualificação da quarta prova do campeonato. O primeiro grupo saiu à posta de forma cautelosa, por causa das folhas das árvores na pista, que faziam escorregar os carros. E toda essa cautela não foi suficiente para que Mitch Evans não tivesse marcado um tempo, porque bateu no muro e acabaria por largar do último posto da grelha de partida. Sebastien Buemi conseguiu marcar 1.19,182, e parecia ser dos favoritos para a SuperPole, muito superior à concorrência.

No segundo grupo, Felix Rosenqvist foi a grande desilusão, mas pior foi Edoardo Mortara, que ficou com o penúltimo tempo da qualificação, até então. No terceiro grupo, Nico Prost e Alex Lynn conseguiram fazer bons tempos, mas não os suficientes para ficar na SuperPole.

No grupo final, com Luca Fillipi, Tom Blomqvist, Lucas di Grassi, Jeorme D'Ambrosio e Andrea Lotterer, Di Grassi conseguiu fazer um tempo que o colocou no topo da tabela de tempos por meros 23 centésimos, mas depois foi superado por Andrea Lotterer, por 257 centésimos, um tempo algo surpreendente ali em Santiago.

Assim sendo, para a SuperPole foram Vergne, Bird, Buemi, Di Grassi e Lotterer.

Na última fase da qualificação, começou com Buemi na pista, marcou 1.19,355, antes de Vergne sair da pista e responder com 1.19,161, deixando a 164 centésimos do suiço da e.dams. Sam Bird veio logo a seguir, mas na curva numero 6, o inglês perdeu o controle do seu DS Virgin e acabou por bater, acabando a sua qualificação por ali. A bandeira vermelha foi mostrada e o britânico levou o seu carro, lentamente, até às boxes.

Lucas di Grassi entrou na pista, mas fez um tempo inferior a Vergne e Buemi, antes de André Lotterer sair e bater no inicio da sua volta rápida, danificando o seu nariz. Assim, Vergne fez a sua sexta pole da sua carreira, com Buemi ao seu lado e Bird no terceiro posto. 

A quarta prova do mundial de Formula E acontecerá pelas 19 horas de Lisboa.

Sem comentários: