O Rali Serras de Fafe foi apresentado esta segunda-feira no Arquivo Municipal da cidade. A primeira prova do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) terá onze especiais que serão corridos ao longo do dia de sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro, num total de 299,94 quilómetros de prova, 122,30 quilómetros dos quais distribuídos por onze especiais de classificação.
O Serras de Fafe vai ter o centro nevrálgico na Praça das Comunidades (Largo da Feira), local onde serão dadas as partidas e onde se realizarão as assistências. A partida está marcada para Sábado às 15.00 horas sendo posteriormente realizadas as passagens duplas por Lameirinha e Luílhas. Ao princípio da noite, às 21.30 horas arranca a primeira passagem pela super-especial, Fafe Street Stage, por onde os concorrentes vão passar duas vezes, num traçado com 1.680 metros.
Domingo a partida está marcada para as 8.15 horas sendo disputadas duas passagens por Montim, Ruivães/Confurco e Gontim. A chegada está prevista para as 13.00 na Praça 25 Abril.
Para além do CNR, o Rali Serras de Fafe vai pontuar para o Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis, Taça FPAK Ralis e Campeonato Ralis Norte.
O Serras de Fafe vai ter o centro nevrálgico na Praça das Comunidades (Largo da Feira), local onde serão dadas as partidas e onde se realizarão as assistências. A partida está marcada para Sábado às 15.00 horas sendo posteriormente realizadas as passagens duplas por Lameirinha e Luílhas. Ao princípio da noite, às 21.30 horas arranca a primeira passagem pela super-especial, Fafe Street Stage, por onde os concorrentes vão passar duas vezes, num traçado com 1.680 metros.
Domingo a partida está marcada para as 8.15 horas sendo disputadas duas passagens por Montim, Ruivães/Confurco e Gontim. A chegada está prevista para as 13.00 na Praça 25 Abril.
Para além do CNR, o Rali Serras de Fafe vai pontuar para o Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis, Taça FPAK Ralis e Campeonato Ralis Norte.
Carlos Cruz, o presidente da Demoporto, organizador do rali, explicou o percurso da prova e agradeceu aos organizadores pela atenção prestada. “Em 2017 comemoramos 30 anos de Rali. Nessa altura encontrei um executivo aberto e interessado, que muito facilmente entendeu as potencialidades que este desporto representa, para um concelho que se quer comunicar e diferenciar em termos de promoção desportiva", começou por dizer.
"Graças a esta visão, pudemos inovar e graças ao empenho da Câmara Municipal de Fafe, que entendeu que os ralis poderiam der encarados como uma marca do concelho, que as classificativas são um activo ímpar que o município explora e daí retira os devidos dividendos, foi possível realizar coisas como os reconhecimentos em condições de segurança elevadas, graças ao encerramento dos troços, exemplo que mais tarde foi seguido por muitas outras organizações nacionais e internacionais e, por exemplo, à mais recente Fafe Power Stage, que trouxe os ralis e largos milhares de espectadores, ao centro de Fafe", continuou.
"Este ano, mais uma vez, temos reunidas as condições para a realização de uma prova de referência a nível internacional e tal só acontece porque aqui encontramos condições ímpares para a realização do rali", concluiu.
Já o presidente da câmara de Fafe, Rui Cunha, afirmou a importância que este rali têm para a divulgação do concelho quer em termos nacionais, quer além-fronteiras.
"Podemos afirmar que a história dos ralis nacional e mundial, passa por Fafe", começou por dizer. "O nosso concelho é por muitos apelidado como a catedral dos ralis e, ao longo de vários anos, temos feito jus a este que é, na verdade, um enorme elogio. São milhares as pessoas que nos visitam todos os anos para assistir quer ao Serras de Fafe, quer ao WRC Vodafone Rally de Portugal, o que nos deixa muito orgulhosos", continuou.
"Estou certo que esta mobilização em torno dos ralis em Fafe esteja relacionada com a paixão dos entusiastas, com a qualidade dos troços de Fafe, a simpatia das nossas gentes e a paisagem da região que conquistaram o agrado de todos. As equipas nacionais e internacionais passaram a fazer de Fafe paragem obrigatória e são inúmeras as equipas de fábrica que cá ficam por vários dias e levam a imagem de Fafe além fronteiras, sendo um contributo inestimável para a economia da região. Sabemos que as condições dos troços são as melhores do mundo, só temos de as manter", prosseguiu.
"Depois existe a questão da mobilização de meios para obtermos as melhores condições de segurança e desportivas. O Rali Serras de Fafe é disso bom exemplo. O ano passado comemorámos os 30 anos do Rally Serras de Fafe. Foi, uma vez mais, um marco importante para a nossa terra. Para além das provas realizadas nas serras, também se disputaram no centro da cidade, acolhendo o agrado e entusiasmo de todos os presentes e aficionados do desporto automóvel. Foi um momento bonito que este ano queremos repetir", concluiu.
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