Sebastien Ogier saiu do primeiro dia do Rali Monte Carlo na liderança, depois de realizadas as duas primeiras classificativas da competição. O piloto da Ford conseguiu um avanço de 17,3 segundos sobre Andreas Mikkelsen.
Com o sol a pôr-se nos Alpes franceses, máquinas e pilotos começavam o Mundial de 2018 do WRC em estradas com neve e gelo. Os pilotos atacaram a estrada esperando serem melhores uns dos outros, tentando escapar das armadilhas que os locais proporcionavam. No final da primeira especial, Ogier conseguiu ser o melhor, ganhado 7,7 segundos sobre Andreas Mikkelsen... mesmo que o piloto da Ford tenha pedido tempo por causa de um pião quando pisou em gelo no asfalto.
"Perdemos algum tempo devido a um pião. Sabíamos que iria ser complicado, portanto não nos surpreende que alguns pilotos tenham tido problemas por aqui!", disse o piloto francês.
O norueguês teve problemas com os travões no seu Hyundai, mas ele conseguiu ficar com o segundo melhor tempo. "Não foi fácil ter confiança na descida quando perdi os travões”, contou o norueguês.
Esapekka Lappi, no seu Toyota, acabou por ser terceiro, a 19,4 segundos dos líderes: “A parte de asfalto foi boa, mas tenho algumas coisas a aprender. No gelo andei muito devagar, não sei como se anda mais depressa ali. Penso que se trata somente de minimizar os erros. Estou satisfeito. Não me ralo com o tempo foi um bom começo”, contou.
Logo na primeira especial, houve problemas entre os da frente. Vimos o pião de Ogier, mas para Elfyn Evans, companheiro do francês na Ford, era a voz da desilusão, depois de perder quase quatro minutos por causa do seu furo. "Tivemos um furo ao 12º quilómetro da classificativa. Tivemos de parar e trocar de pneus, e foi um drama no gelo. Não foi o começo que esperávamos", comentou.
Mas pior foi Neuville, que agora está dependente de outros para conseguir um bom resultado. “Fiquei preso num banco de neve. Puxei o travão de mão mas isso bloqueou as quatro rodas e saímos em frente. havia pouca gente ali portanto levou algum tempo até que conseguíssemos recuar. Faz parte do jogo”, comentou.
Na segunda especial, a de Bayons - Bréziers, Ogier conseguiu ser de novo o melhor, conseguindo uma vantagem de 1,4 segundos sobre Neuville. Ott Tanak foi o terceiro, no seu Toyota, a 4,5 segundos.
"Foi complicado. Na primeira especial, sabíamos que seria difícil atravessar a seção gelada com pneus escorregadios e, na verdade, fizemos pião. Felizmente não perdemos muito tempo. Muitas mudanças de aperto e lugares húmidos, muitas seções sujas também na segunda especial", começou por dizer.
"O carro estava bem, eu fiquei feliz. Nessas condições, você precisa estar confortável atrás do volante. Ainda é muito difícil julgar o aperto e saber se você pode empurrar ou não. Estou feliz por estar aqui, ainda algumas pequenas coisas para melhorar, mas não é um mau começo!" concluiu.
Depois destas duas especiais, Ogier tem uma vantagem de 17,3 segundos sobe Mikkelsen, enquanto que Dani Sordo, noutro Hyundai, é o terceiro, a 25,6, depois de ter passado o Toyota de Esapekka Lappi, que agora está a 42,4 segundos. Jari-Matti Latvala é sexto, a 55,4 segundos, a frente de Craig Breen, o melhor dos Citroen, a um minuto e dois segundos, apesar de ter caído na valeta na segunda especial e perdido dois lugares.
Bryan Bouffier é o oitavo, no terceiro Ford oficial, na frente de Kris Meeke e Eric Camili, o melhor dos WRC2. Thierry Neuville, a recuperar do despiste na primeira especial, é o 17º, a quatro minutos e 18 segundos.
O rali de Monte Carlo continua amanhã, com a realização de mais seis especiais.
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