quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A(s) image(ns) do dia




Como estava previsto, hoje foi dia de neve em Barcelona, mais concretamente em Montmeló, o local onde se situa o circuito. É raro vermos neve em pistas, durante sessões de testes. Pode ter a sua piada, mas depois tem o outro lado. E esse "outro lado" significa que os pilotos e as equipas não possam testar em situações de corrida. Com a temperatura próxima do zero, e a pista em condições muito frias, o problema não tem a ver com um mero "calçar" os pneus de chuva e pronto. Isso significa que as equipas vão para Melbourne sem ter uma avaliação real de como é que o carro se comportará nas pistas ao longo do ano.

É verdade que, se não testarem hoje, poderão ter mais um dia para testar, mas não é bem isso que importa. É que ao longo destes dias, tem estado muito frio em Barcelona, com a pista a não colaborar muito. A temperatura do asfalto nunca esteve muito mais alta do que a da superfície - 15º Celsius, com uma temperatura atmosférica de entre oito e dez graus - e isso não vão ter em mais lado algum no calendário, apenas em circunstâncias excepcionais.

Claro que a culpa não cai nos responsáveis do circuito. Não se prevê o tempo tão longe no calendário. Mas creio que seria tempo de arranjar alternativas, ou dizendo melhor: outros lados poderiam movimentar-se no sentido de arranjar alternativas a Barcelona. Bahrein seria uma alternativa, mas fica no Golfo Pérsico, um pouco longe demais da Europa. Não se pode recuar mais aos anos 80, onde as equipas faziam testes coletivos no Rio de Janeiro, porque... a pista não existe mais.

A minha alternativa pessoal seria Portimão, porque ali nunca neva. Mas da única vez em que lá foram, em 2009, fartou-se de chover, e não voltaram mais. Poderia tentar-se de novo - mostrar uma alternativa a Jerez, por exemplo - e também mostrar que não há monopólios nesse campo. Mas como a pista portuguesa não faz parte do calendário...

Enfim, fiquemos com as imagens de um dia de testes diferente na Formula 1. 

Sem comentários: