terça-feira, 6 de março de 2018

A foto do dia

Bernie Ecclestone e Alejandro Agag, juntos, esta terça-feira em Genebra, na apresentação dos novos carros da Formula E, que aparecerão nas pistas a partir da temporada 2018-19. Não é a primeira vez que o "anão" é visto a falar bem dos carros elétricos: dias antes, desafiou a Liberty Media para converter os Formula 1 em carros elétricos, ao que Agag lhe respondeu que ele têm o monopólio da ideia... até 2040, um contrato assinado com a FIA.

Bernie pode estar a caminho dos 88 anos, mas a sua mente ainda funciona em pleno, e nunca perderá a chance de alfinetar todos aqueles que mandam na Formula 1. E claro, usar uns contra os outros, numa lógica maquiavélica de dividir para reinar, é apanágio dele. Não direi que não tenha amigos, mas mais aliados de conveniência. Agora que tem muito tempo livre, em vez de ir contar os milhões nas suas fazendas no Brasil, "anda por aí" a falar com as pessoas e nunca perder tempo em dar alfinetadas a quem ele quiser. O aliado de hoje será atacado amanhã, pois ele é como o camaleão, adapta-se.

Ele não gosta de carros elétricos, gosta de ele mesmo, gosta de vencer, e gosta do meio, claro. E enquanto respirar e andar nesta Terra, nunca perderá o gosto por este desporto e pelo desporto de alfinetar os que estão no poder.

Quanto ao Agag... de uma certa forma, pode beber dele os seus ensinamentos. Está numa posição privilegiada, pode moldar uma competição à sua imagem. E tem mais: é bem mais novo do que ele, cerca de 40 anos. Podia ser o seu filho, se quisesse. 

Logo, Agag tem algo fantástico perante ele: uma geração para moldar uma competição à sua imagem, à sua maneira, como teve Bernie nos anos 70, quando comprou a Brabham e descobriu o poder das transmissões televisivas. Tempo mais do que suficiente para crescer e consolidar a Formula E, sem cometer erros ou excessos. E conseguiu muito do queria, como atrair a atenção das marcas. Nove construtores numa competição como esta, algo do qual a Formula 1 nunca teve ao longo dos seus quase 70 anos de história, é um feito, por exemplo.

E em jeito de conclusão, também poderemos olhar para esta foto como se fosse a união de dois símbolos de duas épocas. O século XX com o século XXI. O passado e o futuro.

1 comentário:

Ismael disse...

Chega a ser possível ver o mesmo comentador a pedir a retirada do Halo e a reconstrução de Hockenheim.