sábado, 10 de março de 2018

WRC 2018: Rali do México (Dia 2, primeira parte)

Concluídas estão as três primeiras classificativas deste sábado, a grande novidade é que, três anis depois do último rali no WRC, Sebastien Loeb volta a liderar uma prova do Mundial. O piloto da Citroen destronou Dani Sordo do primeiro lugar e no final da 13ª especial, a primeira passagem por El Brinco, tem agora uma vantagem de 2,9 segundos sobre o piloto espanhol. 

E o mais doido é que falamos de um piloto que tem 44 anos, e não anda num carro de WRC desde 2015. O que é um feito!

O dia começou como acabou: com Loeb ao ataque para ficar com a liderança de Sordo. E conseguiu, ao ser o mais veloz na primeira passagem do dia, Guanajuatito 1. O piloto francês bateu Dani Sordo por 12,3 segundos e tornou-se no novo líder, com 5,1 segundos de vantagem. Para a concorrência, contudo, as coisas não correram lá muito bem. Ott Tanak foi o que ficou em pior estado, pois teve um grave problema com o motor do seu Toyota Yaris WRC e perdeu quase três minutos, caindo de segundo para sexto da geral.

Meeke reagiu na especial seguinte e a venceu, com um avanço de 2,4 segundos sobre Sebastien Ogier e 10,3 sobre Esapekka Lappi. Sebastien Loeb foi o quarto, a 10,6 segundos, mas ficou na frente de Dani Sordo, que foi quinto, a 11,5 segundos do vencedor. 

A fechar a manhã, no final da primeira passagem por El Brinco, onde Ogier foi o melhor, 0,5 segundos à frente de Dani Sordo e 3,1 sobre Jari-Matti Latvala. Loeb foi quarto, a 3,6 segundos, e no final da manhã, os quatro primeiros estavam separados por... 15,5 segundos, com Meeke e Ogier empatados no terceiro posto!

Cometi alguns erros neste troço. O carro atravessou-se durante uma travagem numa curva, assumo que me assustei”, disse Meeke, com Ogier a dizer que não tinha motor de arranque, mas esperava melhorar na parte da tarde.

"Nós não tivemos o motor de arranque, mas está tudo bem. O palco estava bem, mas eu estava com medo de parar na linha de partida. Eu já estou ansioso para esta tarde com um bom ritmo para o segunda parte", disse o piloto da Ford.

Já Loeb estava contente com o rali: "Estou feliz por estar na luta como esta. Será difícil manter a lacuna porque perdi algum tempo nas duas últimas etapas, mas tentaremos ficar na frente", disse o veterano.

O rali prossegue no final deste dia - tarde em paragens mexicanas - com a realização de mais seis especiais.

Sem comentários: