Depois de manhã ver Dani Sordo a liderar o rali do México, com os Citroen de Kris Meeke e Sebastien Loeb atrás, na sua perseguição, a parte da tarde viu os Citroen aproximarem-se do Hyundai que liderava a prova, com Löeb a voltar a vencer especiais e quase a alcançar a liderança. Enquanto que atrás, pilotos como Jari-Matti Latvala, viam as suas máquinas ceder e aguardar por outro dia para voltar a competir.
A parte da tarde era essencialmente a segunda passagem pelas classificativas da manhã, especialmente por El Chocolate. E foi nessa segunda parte das classificativas, primeiro no Duarte - Derramadero, com 26 quilómetros, que Kris Meeke partiu para o ataque. Conseguiu vencer a especial, tirando 4,3 segundos a Dani Sordo e reduzindo a diferença para 12,3 segundos. Ott Tanak e Sebastien Loeb estavam um pouco mais atrás, enquanto que Teemu Suninen parava na especial, e Sebastien Loeb perdia tempo porque tinha falhado um cruzamento.
E na segunda passagem por El Chocolate, Sebastien Loeb... voou. Venceu a especial, tirando cinco segundos a Dani Sordo, seis a Ott Tanak e 11,6 segundos a Kris Meeke, que tinha tido um pião e perdeu te,mpo. Com isso, o piloto francês era segundo classificado e começava a aproximar-se de Dani Sordo, seu companheiro de equipa nos tempos da Citroen. Ainda nessa especial, Esapekka Lappi saiu de estrada e acabou ali o seu rali.
Na oitava especial, Loeb e Tanak empataram na tabela de tempos, mas para o piloto francês, Sordo ficou atrás de si em sete segundos, e assim aproximou-se perigosamente da liderança. Latvala foi terceiro na especial, a dois segundos... mas não foi mais longe: um problema no seu alternador fez com que acabasse o seu rali por ali. Meeke perdia mais doze segundos à conta de mais um pião.
No final do dia, com suas especiais no Autódromo de Leon, Ott Tanak acabou por ser melhor que Sebastien Ogier em um segundo, enquanto que Andreas Mikkelsen foi o terceiro, a 1,2 segundos, e Loeb o quarto, a 1,5 segundos.
Com Sordo a aguentar a investida do veterano Loeb, e Tanak no terceiro posto, não muito longe, Kris Meeke é agora o quarto, a segurar a investida de Sebastien Ogier e de Andreas Mikkelsen, no outro Hyundai. Neuville é o sétimo, a quase dois minutos, a frente do sueco Pontus Tidemand, o melhor dos R5, no seu Skoda Fabia, do britânico Gus Greensmith e o chileno Pablo Heller, ambos em Ford Fiesta R5.
O Rali do México regressa amanhã, com mais nove especiais.
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