quinta-feira, 15 de março de 2018

Vende-se: Toleman T184 de Ayrton Senna

Depois de na segunda-feira ter-se falado por aqui de que um fato de competição de 1987 estava em leilão, soube-se hoje que também há mais elementos sobre o piloto brasileiro que vão a leilão. E não é um carro qualquer: é um Toleman TG184 usado por ele no famigerado GP do Mónaco de 1984, onde ele subiu ao pódio pela primeira vez na sua carreira.

O carro vai ser leiloado pela casa Bonhams a 11 de maio, no Mónaco, e vai ter também entre outros, o Tecno de Formula 3 no qual Ronnie Peterson venceu a edição de 1969 da corrida de suporte do GP monegasco.

Mark Osborne, o diretor de automobilismo da casa de leilões Bonhams, disse: "A luta Senna-Prost, no final da década de 1980 e início da década de 1990, foi uma das maiores rivalidades desportivas de todos os tempos, com dois grandes campeões que proporcionam fãs da Formula 1 com algumas dos mais fantásticas e espectaculares corridas já testemunhadas", começou por dizer.

"A faísca que acendeu esta feroz competição remonta há quase 35 anos, à edição de 1984 do Grande Prémio de Mónaco e a decisão politicamente carregada de mostrar a bandeira vermelha quando ficou claro que o jovem brasileiro estava prestes a escandalizar o 'establishment'!

"Estamos muito satisfeitos em apresentar o próprio carro - o 1984 Toleman-Hart TG184 - que desencadeou essa grande rivalidade, e que forneceu o capítulo de abertura para a notável história de Ayrton Senna no Grande Prémio do Mónaco", concluiu.

O carro já esteve à venda em 2015, e rendeu 1,5 milhões de euros ao vendedor, que agora espera trocar de dono por um valor bem superior. Contudo, não tem um preço de reserva, logo, é mesmo à melhor oferta, independentemente do valor acordado. 

E não é o único item à venda. Para além deste carro e do fato de competição já referido, um dos McLaren MP4/8 de 1993 - aquele que deu a última vitória ao piloto brasileiro - também estará à venda neste leilão da Bonhams.

Sem comentários: