sábado, 17 de março de 2018

Formula E: Di Grassi faz a pole em Punta del Este

Depois de obter os primeiros pontos do ano, no México, Lucas di Grassi parece estar numa de recuperar o tempo perdido. E esta tarde, nas ruas de Punta del Este, conseguiu a sua primeira pole-position deste ano, a bordo do seu Audi-Abt, depois de ter resolvido os seus problemas com a sua unidade de energia, que a fizeram relegar dez lugares na grelha por duas corridas seguidas. O piloto brasileiro bateu Jean-Eric Vergne, da Techeetah, enquanto que António Félix da Costa vai partir da 13ª posição da grelha.

Di Grassi marcou logo o seu tempo no primeiro grupo, quando tinha a companhia de Maro Engel, Jérôme D'Ambrosio, Tom Blomqvist e Luca Filippi. o piloto marcou logo 1.14,032, ficando 0,6 segundos mais veloz do que Jerome D'Ambrosio, da Dragon, o segundo melhor do grupo. E ditou o ritmo para os grupos seguintes, a começar pelo Grupo 2, onde tinha osé María López, Nicolas Prost, André Lotterer, António Félix da Costa e Alex Lynn.

Aí, o único que se aproximou do tempo de Di Grassi foi Alex Lynn, que marcou 1.14,135 segundos, mas ficava dependente de outros para ver se conseguia entrar na SuperPole. Quanto a Nicolas Prost, a sua volta terminou no muro, acabando por ter de largar do fundo da grelha.

No Grupo 3, havia expectativa de Mitch Evans e Edoardo Mortara, que tinham andado bem nos treinos livres. E não desiludiram: Evans fez 1.14,0 enquanto que Turvey andou ali perto. Daniel Abi ficou relativamente perto deles, e aguardava pelo Grupo 4 para saber se poderia ir para a SuperPole ou não. Mas quem não ia iria ser Nick Heidfeld, que bateu forte na sua volta lançada e também acabaria no fundo da grelha com o seu Mahindra.

O grupo final, com Jean-Éric Vergne, Felix Rosenqvist, Sam Bird, Sébastien Buemi e Nelson Piquet Jr, começoiu com todos a rodarem mais lentos do que nos grupos anteriores. Todos menos... Vergne. O piloto da Techeetah conseguiu superar Di Grassi fazendo 1.13,672. E ainda houve mais um piloto que bateu a acabou por largar no fundo da grelha: Nelson Piquet Jr.

Com Vergne, Di Grassi, Evans, Lynn e Turvey na Superpole, as coisas começaram com o britânico da Nio a fazer um mau tempo e a ser investigado por ter passado por cima de um poste de amarração localizado fora dos limites da pista, Evans andou mais lento, mas fez tudo bem.

Depois veio Di Grsssi que voou e fez 1.13,948, ficando com a pole provisória e esperando para ver o que faria Vergne. Quando foi a vez dele, rejubilou: o francês não fez mais do que 1.14,189, afirmando que tinha cometido um erro durante a sua volta mais rápida. 

Com isto, o piloto da Audi parte como favorito na ronda uruguaia, mas quem tem a chance de marcar mais pontos para o campeonato é Vergne, que parte ao seu lado na corrida que irá acontecer pelas 19 horas de Lisboa.

Sem comentários: