sexta-feira, 19 de julho de 2019

O novo nome da Rich Energy

A Rich Energy anunciou na tarde desta terça-feira que mudou de nome para Lightning Volt Limited e a pessoa que dá a cara por tudo isto, William Storey, abandonou a companhia. É o mais recente desenvolvimento de uma das histórias mais bizarras de patrocinadores da história recente do automobilismo.

No Twitter da Formula Money, mostraram os detalhes do contrato que foi registado no Register of Companies of United Kingdom, e isso tinha sido feito com a data desta terça-feira. Para além disso, também foi anunciado que Storey não faz mais parte da companhia, indicando que os outros sócios mais discretos, não mais trabalham com Storey, o excêntrico ex-jogador de rugby - e com uma barba à ZZ Top - e que deu a cara pela marca.

De uma certa forma, poderia ser o final de uma história complicada, mas... se calhar, não. Nas minhas pesquisas, descobri que "Lightning Volt" é assustadoramente parecido com "Lightning Bolt", a bebida energética feita em 2006 por... Steven Segal - sim, o "ator" de Hollywood. Pelo que me contam, a bebida foi descontinuada, mas mesmo assim, nunca fiando.
  
Mas vamos atrás, desde o momento em que apareceu o famoso "tweet" onde a Rich Energy anunciou a ruptura do contrato que acabou por não acontecer. A realidade era que quem controlava essa conta era alguém próximo, ou o próprio Storey, que decidira ter este tipo de atitudes. Como já foi dito, alguém com uma barba a lembrar os membros da banda musical americana - para mim, faz mais lembrar Jean-Pierre Van Rossem, o dono da Moneytron, que há 30 anos tinha a Onyx - e que tinha vontade de aparecer, em contraste com os outros sócios, mais discretos e nunca deram a cara nesta situação.

De uma certa maneira, isto foi a "gota que fez transbordar o copo", depois da história do plágio com a Whyte Bikes, onde se verificou que tinham de pagar cerca de 45 mil libras de prejuízo. O tribunal intimou a empresa a mostrar as contas, incluindo o valor do seu contrato de patrocínio com a Haas F1. Daí ter movido velozmente para retirar Storey do caminho e mudar o nome da companhia, embora não se saiba o logotipo e os decalques da nova companhia. E se não fosse por isso, teria de ser pela própria Haas, que tinha ameaçado quebrar o contrato com o patrocinador, se não agissem. 

E pelo que se lê do twitter da Rich Energy - agora pertencente apenas a Storey - ele não está muito satisfeito. Com um retrato dele ao lado de Bernie Ecclestone, ameaçou que "iria voltar!" Não se sabe se terá força para causar ainda mais confusão... mas no final, todos perdem.

Mas a história do patrocinador - confusa e bizarra, é certo - parece ser agora o menor dos problemas. Como já foi dito por aqui, agora corre o rumor de que um dos pilotos da Haas poderá ser despedido. Veremos no que vai dar.

Sem comentários: