segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Ralis: Takamoto vence prova de ensaio no Japão

Takamoto Katsuta venceu este domingo o Central Rally Aichi, prova de ensaio para o Rali do Japão, que vai ter lugar no ano que vêm. A bordo de um Toyota Yaris WRC, ele deu um avanço de quatro minutos sobre Hiroki Arai. O evento foi um sucesso, pois dezenas de milhares de pessoas acompanharam o rali ao longo do fim de semana.

"Foi incrível ver tantas pessoas", disse Takamoto ao WRC.com. “Numa pequena classificativa, tivemos cerca de 30.000 fãs a assistir, é incrível. Foi muito bom dirigir o carro e mostrar às pessoas o que eles podem fazer".

"Os fãs no Japão nem sempre conseguem imaginar com tanta facilidade como são esses carros. Quando os veem competindo nas estradas na Europa ou em outro lugar, eles os veem dirigindo, mas não sabem como são as estradas. Aqui eles podem imaginar e acho que ficaram muito surpresos com a rapidez destes carros.”, concluiu.

Sobre o rali, ele afirma que a prova é um misto da Volta à Córsega com as especiais de floresta do rali da Alemanha.

Quando as especiais vão para as florestas, as estradas são realmente técnicas e bastante estreitas, [há curvas] o tempo todo. Em alguns lugares, estamos usando apenas a primeira e a segunda marcha - às vezes terceira, mas nunca quarta. Será um grande desafio.

Outro desafio é a superfície. É bem suave, mas há musgo no meio da estrada. Mesmo com o tempo ensolarado e agradável a semana toda, a superfície é escorregadia, muito escorregadia quando você está nesse musgo.

"A temperatura sob as árvores não fica tão quente, então sempre havia um pouco de humidade em baixo. Havia duas pistas para os carros normais, mas o problema para nós é que o Yaris WRC é um pouco mais amplo - tornou-o muito interessante! ”, acrescentou.

O rali do Japão está previsto para 2020, e será a prova de encerramento do Mundial, no lugar da Austrália.

Sem comentários: