segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A imagem do dia

A partir de hoje, "Grand Prix" não está mais sozinho. 54 anos depois, "Ford vs Ferrari" torna-se no segundo filme sobre automobilismo a ganhar um prémio da Academia. Foram dois prémios, ambos técnicos - Melhor Edição e Melhor Montagem Sonora - e são menos do que o filme de John Frankenheimer, pois "Grand Prix ganhou três, mas mesmo assim, é um marco. O primeiro, que um filme destes, bem montado, com um bom realizador, bons atores e uma boa história, é capaz de fazer excelentes coisas. E segundo, o filme, baseado numa história real, fez justiça a um grupo de pessoas quem juntas, conseguiram alcançar os seus objetivos. Mesmo sendo um filme americano, com uma marca americana, e querer vencer na corrida mais importante de Endurance do mundo.

Acho que, num tempo onde pela primeira vez na história, um filme estrangeiro venceu o prémio mais importante do cinema mundial, Hollywood se vire para o automobilismo e descubra por aqui o rico manancial de histórias que merecem ser contadas. O que não faltam são personagens e situações, ricos de carisma e um excelente principio para desenvolver "estórias". 

E também por causa desse filme que todos nós conhecemos e ficamos a torcer por Ken Miles, e sentiu a injustiça que lhe deram quando tiraram a vitória que merecia em 1966, especialmente quando se soube o que lhe tinha acontecido mês e meio depois. Semana passada, ao ver o James Pumpfrey, no seu "Donut" a verter lágrimas por um piloto morto há mais de meio século, pensei nessa injustiça. Claro, foi pena não ter isto Christian Bale na nomeação para o prémio de Melhor Ator, pois seria mínimo - mas também, o Joaquin Phoenix a mostrar que é o melhor Joker (Coringa) de sempre, acho que não teria chances...

Dito isto, estes prémios colocaram este filme num Olimpo automobilístico que já merecia ser alargado. Agora, que venham mais, pois o que não falta são pessoas e estórias para contar. 

1 comentário:

domingos Pinheiro disse...

Vi o filme no cinema e adorei. Não gostei muito do final, mas parece que foi mesmo assim. A não perder quem gosta de automobilismo!👍🏾