O canadiano Eppie Wietzes, piloto que correu em dois Grandes Prémios nos anos 60 e 70, morreu na quarta-feira aos 82 anos de idade. O anuncio foi feito pela sua familia, e a causa da sua morte foi uma insuficiência cardíaca.
“É triste dizer que Eppie faleceu ontem à noite. Ele estava confortável, embora frustrado com a súbita progressão da doença. Ele teve insuficiência cardíaca e foi exasperada por outras complicações menores, mas demais para o seu corpo superar.”, afirmou sua esposa, Barb, no seu comunicado oficial.
Nascido a 28 de maio de 1938 em Assen, na Holanda como Egbert Wietzes, foi para o outro lado do Atlântico aos 12 anos de idade e em 1958, aos 20 anos, começou a envolver-se no automobilismo, correndo em pequenas máquinas de V8, como o AC Cobra, na cena automobilística canadiana. A partir de 1967, começou a tomar interesse na Can-Am, correndo num Ford GT40, e nesse mesmo ano, teve a sua primeira experiência com a Formula 1, correndo num Lotus 49 semi-oficial no GP do Canadá, onde recebeu assistência externa e acabou desclassificado.
A partir daí, começou a concentrar-se na Can-Am, Trans-Am e na nova Formula 5000, onde se tornou no campeão canadiano em 1969 e 70, correndo num Lola T142 e num McLaren M10B. Nesse ano, também esteve no campeonato americano, onde foi quarto classificado, repetindo o feito em 1971.
Ao longo da primeira metade da década, o piloto esteve nessa competição, quase sempre guiando McLarens e Lolas, e em 1972, venceu em Donnybroke. O melhor que conseguiu foi de novo um quarto lugar na temporada de 74.
Nesse ano, regressou à Formula 1 para aceitar correr no GP do Canadá, a bordo de um Brabham BT42, mas não foi longe. Contudo, um ano antes, foi o Pace Car para essa corrida, e entrou na história ao entrar na pista com o seu Porsche 914, causando mais confusão no pelotão da Formula 1, quando apareceu na frente do Iso-Marlboro de Hownden Ganley, deixando três carros para trás!
Nos anos 80, saltou para a Trans-Am, onde acabou por vencer o campeonato de 1981 a bordo de um Chevrolet Corvette. E nesse ano, foi segundo classificado nas Seis Horas de Mosport, ao volante de um Lola-Chevrolet T600, ao lado de Brian Redman.
Em 1987, perto dos 50 anos, decidiu pendurar o capacete e em 1993, tornou-se membro do Canadian Motorsport Hall of Fame, um dos primeiros a entrar, ao lado de Bill Brack e Gilles Villeneuve.
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