quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Endurance: Porsche regressa em 2023 com um LMDh


A Porsche anunciou na noite desta terça-feira que voltará à Endurance na clase LMDh (Le Mans-Daytona hybrid), a partir da temporada de 2023. Esta novidade acontece depois de a Audi também ter anunciado o seu regresso à classe depois de alguns anos de ausência, após o final do programa do R8 e-tron. O carro, do qual ainda não se sabe como será chamado, sucederá ao 919 Hybrid, que foi muito bem sucedido entre 2014 e 2017, vencendo quer o Mundial de Resistência, quer as 24 Horas de Le Mans.

A razão para o regresso foi essencialmente os baixos custos e a possibilidade de utilizar os mesmos carros, capazes de lutar por vitórias à geral, nas principais corridas de endurance de todo o mundo, quer na Europa, quer na América, ajudaram nessa decisão.

"A nova categoria LMDh permite-nos, com um sistema híbrido, lutar por vitórias à geral nas provas clássicas como são Le Mans, Daytona e Sebring - sem que tenhamos que roubar um banco. O projeto é extremamente atraente para a Porsche. As corridas de resistência fazem parte do DNA da nossa marca”, explicou Oliver Blume, CEO da Porsche AG, no comunicado oficial.

Gostaria de agradecer ao nosso conselho de administração pela confiança imensa que depositou na estratégia de automobilismo que desenvolvemos”, começou por dizer Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Detemos um recorde de 19 vitórias absolutas nas 24 Horas de Le Mans e subimos ao topo do pódio muitas vezes nas principais corridas nos EUA. Podemos continuar esta tradição com uma viatura LMDh e, ao mesmo tempo, manter os custos razoáveis. Tem havido um grande interesse de outros construtores. Espero que possamos continuar onde paramos, com os famosos confrontos contra muitas outras marcas nos anos 1980 e 1990. Isso daria um grande impulso a todo o cenário do automobilismo".


A Porsche Motorsport não revelou se este projecto terá impacto noutros programas desportivos da marca alemã, pois neste momento, tem uma presença oficial no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E e na classe GTE-Pro do FIA WEC.

Sem comentários: