domingo, 13 de dezembro de 2020

A imagem do dia


Quem sabe mais ou menos o calendário de 2021, tem o conhecimento que há uma vaga por preencher, a 25 de abril. Esse deveria ser o palco do GP do Vietname, que deveria ter acontecido este ano, mas a pandemia e problemas nas autoridades locais - o seu responsável foi detido devido a uma acusação grave de corrupção - faz com que a pista semi-urbana de Hanói fique agora inutilizado, digamos assim.

Pois bem, há favoritos ao lugar. E hoje, quando ouvia a transmissão da Sky Sports, o David Croft, um dos seus narradores, falou que o Autódromo de Portimão está na "pole-position" para o lugar da corrida vietnamita. E a par de Istambul e Imola, poderá ser a primeira prova em solo europeu. 

Há uma data a confirmar e tenho ouvido rumores, e isto são boas notícias, que Portugal pode estar na calha para ficar com a vaga que seria do GP do Vietname. Portugal parece estar na agenda e não me importaria de voltar, foi uma boa corrida.”, disse Croft durante a transmissão.

O mais interessante é que duas semanas antes, numa entrevista à Gazzetta dello Sport, Ross Brawn falou nessas chances para o lugar vietnamita. "Vimos boas corridas em Imola, Portugal e Turquia: está tudo em aberto, vamos ver como se desenvolve a questão. É claro que temos pena de não podermos competir no Vietname, mas encontraremos um bom calendário”, afirmou.

Já disse isto na altura: todos adoraram o circuito. É uma montanha russa. Foi popular entre os pilotos e espectadores. Tiveram cerca de 35 mil espectadores, apesar das restrições por causa de uma pandemia que estava prestes a chegar à segunda vaga, e todos desejaram o seu regresso dentro em breve. E estas noticias sobre a possibilidade de termos corrida sete meses depois da última vez, significa que o pessoal liderado por Paulo Pinheiro está a fazer um trabalho de bastidores neste sentido. E que como o euro e mais caro que o dólar, logo, não precisam de gastar muito dinheiro para assegurar um bom contrato, é provável que o Estado possa estar a dar uma ajuda para fechar o negócio. Ter uma corrida na época baixa - OK, é depois da Páscoa - é ótimo para um lugar muito turistico como o Algarve. 

E se acontecer, mais do que o regresso de Portugal à Formula 1, é a chegada de uma mais valia para o automobilismo, no qual todos ficariam a ganhar. Pilotos, equipas e (tele)espectadores. E também se acontecer em 2021, é sinal que valeu a pena a aposta neste ano. Veremos.

Sem comentários: