sexta-feira, 5 de março de 2021

Noticias: Confirmado o GP de Portugal a 2 de maio


A FIA confirmou esta sexta-feira que o GP de Portugal, terceira prova do calendário de 2021, vai acontecer a 2 de maio no Autódromo de Portimão. Já se sabia que o acordo estava assinado desde há algum tempo, e a corrida estava já no calendário, mas ainda faltava o anuncio formal por parte da FIA e da organização. Será a segunda vez seguida que a competição estará no nosso país desde 1996.

Estamos entusiasmados por anunciar que a Fórmula 1 vai voltar a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado”, disse Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1. “Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo seu trabalho e dedicação em levar-nos até este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a nossa temporada de 2021, tendo demonstrado no ano passado que foi possível realizar 17 corridas em segurança e agora esperamos receber novamente os adeptos em Portimão esta temporada, de uma forma segura, e estamos a trabalhar com o promotor sobre os detalhes desse plano”.

Já Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, acrescentou: “A realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico, e por isso é com grande interesse que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2021. Quero agradecer à FIA e à Formula 1 pela sua confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve, escolhendo o nosso país para acolher uma prova do calendário da Formula 1, e para expressar o nosso total empenho em torná-la um grande sucesso”.


Da parte de Ni Amorim, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), disse que o regresso da Formula 1 a Portimão em 2021 é o sinal de que a prova portuguesa poderá vir para ficar. 

O ano passado muita gente dizia que era um Grande Prémio de substituição, é verdade foi um GP de substituição, e realizado em circunstâncias muito difíceis. Mas quando se confirmou o Grande Prémio, quer a FPAK, quer o AIA sempre disseram que iriam trabalhar no sentido de podermos passar a integrar o calendário do Mundial de F1 no futuro, tal como aconteceu nos anos 80 e nos anos 90." começou por dizer.

"E portanto, acho que foi feito um trabalho fantástico, da parte do AIA, os chefes das equipas gostaram muito do circuito e da forma como o Grande Prémio foi organizado, os pilotos elogiaram bastante o traçado, Portugal é um país que está na moda, é um país, em que a localização do Autódromo do Algarve é muito boa, tem uma autoestrada que liga o aeroporto ao Autódromo, em 40 minutos e portanto reunimos um conjunto de condições para que o Grande Prémio se pudesse voltar a realizar.", concluiu.

Sem comentários: