domingo, 28 de fevereiro de 2021

Formula E: Mercedes revelou a causa do acidente de Mortara


A Mercedes anunciou a causa dos problemas que os seus carros tiveram no sábado de manhã, nos treinos livres da segunda prova de Ad Diriyah, da Formula E, que resultaram na sua não participação na qualificação e na consequente ausência de Edoardo Mortara mais tarde, na corrida. Tudo teve a ver com uma falha na eletrónica do sistema de travagem traseiro que levou a que o piloto suíço batesse forte e fosse levado para o hospital, para avaliar o seu estado de saúde.

"Devido a uma falha de travões no final do terceiro treino livre, um modelo do Mercedes-EQ Silver Arrow 02 sofreu um acidente significativo." começou por dizer a FIA no comunicado oficial.

"O sistema de travões perdeu a pressão do freio dianteiro e o sensor de pressão estava em zero. Ambos os sensores de curso do pedal do travão indicaram que o pedal foi totalmente pressionado pelo piloto."

A Mercedes resolveu fazer ajustes no software, do qual foi avaliado pela FIA, que visto terem sido feitas as devidas correções, deu luz verde para a participação de ambos os carros na prova.

"Foi um problema de software, posso confirmar isso agora. Com relação à correção, estamos confiantes de que podemos fazer um ajuste nesse software para alterar o parâmetro de forma eficaz e garantir que os carros estejam absolutamente seguros.", disse o seu diretor técnico.

Os carros acabaram por participar, mas no fundo da grelha, porque o problema só foi resolvido depois da qualificação e tiveram de esperar pela luz verde da FIA. Nyck De Vries conseguiu subir até ao nono posto, aproveitando os acidentes e as penalizaçoes para voltar a pontuar e sair de Ad Diriyah com o comando do campeonato, com 32 pontos. 

Sem comentários: