domingo, 28 de fevereiro de 2021

WRC 2021 - Arctic Rally (Final)


Ott Tanak conseguiu redimir-se da desistência no Rali de Monte Carlo, acabando por vencer o Arctic Rally, a bordo do seu Hyundai. O piloto estónio conseguiu superar o Toyota do local Kalle Rovanpera, que consegue aqui o seu melhor resultado no WRC até agora, mas melhor ainda, ele sairá de terras finlandesas com o comando do campeonato. Tudo isto com 20 anos de idade! Já Thierry Neuville ficou com o lugar mais baixo do pódio, num rali onde os coreanos levaram a melhor sobre os japoneses, que completaram com o quarto posto de Craig Breen, superado outro Toyota, o de Elfyn Evans.

"Em primeiro lugar, quando você vem para um novo evento, é sempre um pouco inesperado. Este fim de semana, viemos para o país natal da Toyota e esperávamos que eles fossem muito fortes. A pressão estava lá e sabíamos que seria muito complicado para aceitar a luta. No final, fizemos um fim de semana muito bom - nada demais, apenas um erro ontem. É um lugar incrível - definitivamente um dos melhores lugares para se fazer um rally de inverno, especialmente ontem, foi tão exigente. acho que voltar aqui uma segunda vez seria muito mais agradável, especialmente quando você sabe para onde está indo!", disse Tanak no final do rali.

Com duas classificativas para acabar a prova, duas passagens por Aittajärvi, a primeira parte começou com Elfyn Evans a triunfar, porque pretendia atacar o quarto posto que estava no lugar de Craig Breen. O galês superou Kalle Rovanpera por um segundo exato, e recuperou 6,5 segundos ao irlandês na sua busca pessoal. 

No Power Stage, Rovanpera conseguiu superar a concorrência e a conseguir mais cinco pontos pelo triunfo nesta classificativa. Breen esforçou-se e foi o segundo, a 0,3 segundos de Rovanpera, mas conseguindo aguentar o ataque de Evans para o seu lugar. Thierry Neuville foi o terceiro, a 0,4, na frente de Ott Tanak, quarto a 1,7.

Com certeza, neste final de semana eu queria lutar pela primeira posição, [mas] cometi um erro e não estivemos no ritmo ideal. Eu estava puxando o final de semana inteiro, ao máximo, o tempo todo. Foi um ótimo final de semana do meu lado e do Jonne [Jonne Haltunnen, o navegador], fizemos tudo o que podíamos e estamos felizes em ter o segundo lugar.", disse Rovanpera, depois do Power Stage.

Depois dos cinco primeiros, o japonês Katsuta Takamoto conseguiu passar no final o surpreendente Oliver Solberg - 19 anos e o seu primeiro rali num carro WRC - acabando a 1.37,8 segundos do vencedor, contra o 1.39,0 do piloto sueco. Teemu Suninen foi o oitavo e o melhor Ford, a 2.09.0, longe de Gus Greensmith, nono a 3.39,4. E a fechar o "top ten" ficou Esapekka Lappi, no Volkswagen Polo GTi R5, o melhor dos WRC2, a 6.07,0.

O Mundial de Ralis prossegue no fim de semana de 22 e 25 de abril, em terras croatas. 

Sem comentários: