sexta-feira, 23 de abril de 2021

WRC 2021: Rali da Croácia (Dia 1)


Thierry Neuville
é o líder do Rali da Croácia, realizadas as primeiras oito especiais. O piloto da Hyundai tem uma vantagem de 7,7 segundos sobre Sebastien Ogier e oito segundos exatos segundos sobre o terceiro classificado, o Toyota de Elfyn Evans. Estes três pilotos já estão distantes sobe Ott Tanak, quarto a 31,9 segundos.

Um estreia no Mundial de Ralis, a prova croata é a primeira em asfalto na temporada, e o dia começou com Neuville a dar nas vistas, vencendo a especial e a liderar o rali com 2,1 segundos de vantagem sobre Ott Tanak, e 2,8 sobre Elfyn Evans, o melhor dos Toyota. A especial ficou também marcada pelo acidente de Kalle Rovanpera, que se despistou e embateu contra algumas árvores, acabando ali a sua participação na prova. 


"[Estou] super irritado, toda a especial de abertura foi super escorregadia e estávamos lutando com muita subviragem. Eu ainda tentei puxar, mas nesta direita rápida, a aderência simplesmente desapareceu completamente e nós saímos para fora da estrada, para as árvores.", comentou mais tarde.

Neuville continuou ao ataque, vencendo a segunda especial e alargando a vantagem para Evans em 7,7 segundos, com Sebastien Ogier em terceiro na prova, a 12,2. Ogier reagiu, triunfando na terceira especial, a primeira passagem por Mali Modruš Potok, empatado em termos de tempo com Evans a 0,9 segundos mais veloz que Neuville. Mas para acabar a manhã, o piloto belga voltou a ser o melhor, distanciando-se mais meio segundo sobre Evans e um segundo sobre Ogier.

Na parte da tarde, Ott Tanak foi o melhor na segunda passagem por Rude - Plešivica, superando Neuville por um segundo e Ogier por 1,6, num especial onde os pilotos queixavam-se do piso escorregadio. "Eu sou o primeiro na estrada e não há linhas. Fiz um pião, pisei na embreagem esperando o carro pegar, então perdi um pouco de tempo.", disso Neuville, explicando o atraso.

Ogier triunfou na sexta especial, conseguindo superar Neuville em 3,5 segundos, enquanto mais atrás, o Toyota de Katsuta Takamoto fazia um pião e perdia tempo. E no final do dia, Ogier continuava a triunfar, ganhando 1,2 segundos a Tanak, 1,4 a Neuville e 1,7 sobre Evans.  

Depois dos três primeiros classificados, Tanak era o quarto, a 31,9, já distante do grupo da frente. Craig Breen era o quinto, a 54,8 segundos, na frente de Adrien Fourmaux, o melhor dos Ford, a 1.14,7, mas não muito longe de Gus Greensmith, a 1.21,7. Pierre Loubet era o oitavo, a 1.31,5, já distante de Katsuta Takamoto, a 2.23,2 da liderança. A fechar o "top ten" está Mads Ostberg, o melhor dos Rally2, a 3.17,6.  

O rali da Croácia continua este sábado, com a realização de mais oito especiais.

Sem comentários: