sábado, 24 de abril de 2021

WRC 2021 - Rali da Croácia (Dia 2)


Sebastien Ogier lidera agora o Rally Croatia, realizadas 16 das vinte classificativas da prova. O piloto francês está com uma vantagem de 6,9 segundos sobre o seu companheiro de equipa, o galês Elfyn Evans, e 10,4 sobre o Hyundai de Thierry Neuville, numa batalha a três pela vitória. Mais distante está Ott Tanak, o quarto, a 37,8 segundos da liderança.

Passado o primeiro dia, o duelo a três continuou neste sábado com a realização de oito especiais, passagens duplas pelas especiais de Mali Lipovec-Grdanjci; Stojdraga-Gornja Vas; Krašić-Vrškovac e Vinski Vrh-Duga Resa. Ogier começou o dia a triunfar na nona especial, mas o surprendente foi o segundo melhor tempo, o Ford de Adrien Formaux, a dois segundos do seu compatriota. Em contraste, Thierry Neuville perdeu doze segundos porque "escolheu os pneus errados", segundo disse o piloto da Hyundai.

A seguir, nova surpresa, quando o japonês Katsuta Takamoto venceu a primeira passagem por Stojdraga-Gornja Vas, 3,4 segundos na frente de Ogier e 5,7 sobre Evans, numa tripla da Toyota. Neuville perdia mais 14,6 segundos, sendo oitavo na especial e via os Toyota irem embora. Evans deu nova vitória para a Toyota, na nona especial, 0,8 segundos melhor que Neuville e 1,1 melhor que o outro Toyota de Takamoto. Ogier terminava a manhã a vencer, 2,1 segundos na frente de Tanak e 2,9 sobre Evans.

"Estava bastante confiante que a nossa escolha [de pneus] era a melhor, mas ainda estamos a aprender com este pneu. Não podia ter cem por cento de certeza, mas pensei que tínhamos a melhor escolha.", comentou o francês da Toyota.

Já Neuville explicou a razão do atraso na manhã:

"Perdi completamente o pedal do travão e não tinha travão de mão, por isso foi muito complicado e tive de reduzir a velocidade. Tenho sorte de estar aqui. Precisamos de acertar para esta tarde."

A parte da tarde começou com as segundas passagens pelas classificativas da manhã, e começou com Neuville ao ataque, vencendo a especial, 1,1 segundos na frente de Adrien Formaux e 2,3 sobre Ott Tanak. Claro, o belga estava feliz: "Com os pneus certos, o carro está funcionando bem. Foi uma etapa realmente desafiadora, mas eu tinha um bom ritmo - tive algumas escorregadelas, mas vi algumas linhas em todos os lugares, então acho que é o mesmo para todos."

De novo, Katsuta Takamoto venceu na 14ª especial, um segundo na frente de Evans e 2,3 sobre Neuville, numa epscial onde Pierre-Louis Loubet saiu de estrada, acabando por desistir. Ogier acabou por reagir e triunfar na 15ª especial, a segunda passagem por Krašić - Vrškovac, embora empatado com Neuville e um segundo na frente de Evans.  E no final do dia, nova vitória para Ogier em especiais, 0,4 segundos na frente de Evans e ganhando mais um segundo a Neuville.

Depois dos quatro primeiros, o Ford de Adrien Formaux é o quinto, a quase um minuto e meio, e está tranquilo, porque o sexto classificado, Gus Greensmith, está a 2.23,0, quase um minuto atrás do francês. Katsuta Takamoto é o sétimo, não muito longe dele (2.46,5), na frente de Craig Breen, o terceiro piloto da Hyundai neste rali. Mads Ostberg e Teemu Suninen fecham o "top ten" e são os melhores no Rally2.

O rali da Croácia termina amanhã. 

Sem comentários: