sábado, 24 de julho de 2021

Formula E: Dennis foi o vencedor na primeira corrida de Londres


Jake Dennis
levou a melhor sobre a concorrência e ganhou a primeira corrida da Formula E nas ruas de Londres. O piloto da BMW superou o neerlandês Nyck de Vries e o carro de Alex Lynn, o poleman desta primeira prova. A atuação do piloto da BMW Andretti foi dominadora, algo raro neste tipo de provas, pois acabou mais mais de cinco segundos de diferença para o segundo classificado. Sam Bird não pontuou, mas manteve o comando do campeonato, apesar de António Félix da Costa se ter aproximado, com o oitavo posto alcançado esta tarde no seu DS Techeetah.

Com britânicos na frente da grelha, parecia que eles tinham tudo controlado, mas atrás, houve muitos toques, que tiveram consequências. Alex Sims levou muitos toques e acabou com o carro danificado e parado na pista. Bird também tinha danos no seu carro e teve de ir às boxes, para não mais sair dali. Félix da Costa aproveitou isto tudo para subir na geral, mas teve de demorar um pouco por causa do Safety Car Virtual, que teve de ser colocado para retirar o carro de Sims do sitio onde estava.

Quando recomeçaram, Dennis começou a ir-se embora do resto do pelotão, enquanto atrás, o piloto português tentava recuperar os lugares possíveis para chegar o mais rapidamente aos pontos. Foi o primeiro a ir ao Attack Mode, antes de Alex Lynn e Jake Dennis, que assim fugiram de Sebastien Buemi. Quem se atrasava era Sergio Sette Câmara, prejudicado pelas lutas na pista. 

Mais tarde, Lotterer falhou a sua passagem pelo Attack Mode, perdendo tempo e o quinto posto, enquanto Norman Nato era penalizado em cinco segundos devido a um toque fora da lei, e dando um lugar a Félix da Costa, que já estava nos pontos. A partir daqui, o grande interesse era a luta pelo quinto posto, entre os Audis de Di Grassi e Rast e o Porsche de Lotterer, que tentava recuperar o tempo perdido. A quatro minutos do fim, Félix da costa conseguiu passar Nato e já confirmava o lugar nos pontos, mas na frente, Nyck de Vries conseguiu passar Buemi e Lynn para acabar por ser segundo na corrida.

No final, Dennis, De Vries e Lynn completavam o pódio, com Buemi a ser quarto, na frente do Porsche de André Lotterer e dos Audi de Di Grassi e René Rast. Vandoorne foi oitavo, na frente de Felix da Costa e Edoardo Mortara, pois Norman Nato caiu na geral por falta de energia.   

E depois da meta, mais alterações na classificação. Os Nissan de Sebastien Buemi e Oliver Rowland acabarm por ser desclassificados, e com Buemi a ser-lhe retirado do quarto posto, o resto subiu na geral, e isso incluiu Felix da Costa, que assim tornou-se oitavo.  

No campeonato, Bird mantêm o comando, com 81 pontos, com Félix da Costa em segundo, com 80, e Jake Dennis em terceiro, com 79. Amanhã é a segunda corrida do fim de semana britânico. 

Sem comentários: