quinta-feira, 22 de julho de 2021

The End: Jean-Pierre Jaussaud (1937-2021)


O francês Jean-Pierre Jaussaud, vencedor por duas vezes das 24 Horas de Le Mans, em 1978 e 1980, ambas em máquinas francesas, morreu esta quinta-feira aos 84 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. Dono de uma carreira longa no automobilismo, porém nunca esteve na Formula 1, apesar de passagens pela Formula 2 e de ter vencido o GP do Mónaco de Formula 3.

Nascido a 3 de junho de 1937 em Caen, e filho de um negociante de vinhos, apaixonou-se pelo automobilismo na adolescência, ao ver correr Stirling Moss nas pistas ao pé da sua terra natal, e começou a tentar a sua sorte em 1962, quando decidiu tirar um curso na Jim Russell Drivers School, depois de ler o anuncio na revista Sport Auto. Pouco dpeois, este abre uma filial francesa no circuito de Magny-Cours, e ali nasce o Volant Shell, do qual ele também se inscreve, pois o prémio era uma temporada na Formula 3 francesa, com todas as despesas pagas. Com bom aproveitamento em ambas, decidiu apostar numa carreira na Formula 3 francesa, apoiado pela Shell. Em 1965, passa para a Matra, que tinha acabado de montar uma equipa nessa categoria, na companhia de Jean-Pierre Beltoise, Henri Pascarolo e Johnny Servoz-Gavin. Todos acabarão por seguir para a Formula 1, excepto ele. Tem as suas primeiras participações nas 24 horas de Le Mans, ao lado de Pescarolo, mas não termina.


Em 1968, participa na Formula 3, ao volante de um chassis Tecno, e ganha o prestigiado Grande Prémio do Mónaco, passando também pela Formula 2, com algum sucesso. Chega até a ser sondado para correr em carros de Formula 1, nomeadamente quando Bruce McLaren lhe pede para ser uma alternativa, caso não conseguisse Dennis Hulme, mas a chance de correr na categoria máxima do automobilismo não acontece.

Em 1970, torna-se campeão francês de Formula 3, com um Tecno, e no ano seguinte, passa para a Formula 2, num March da Shell Arnold Team, ao lado de Jean-Pierre Jarier. Em 1972, é candidato ao título, vencendo três provas, mas perde o título a favor do britânico Mike Hailwood. Contudo, nesta altura, ele já estava a caminho dos 35 anos e os planos para correr na Formula 1 não mais se materializaram. E quando a Matra procurava gente para competir na temporada de Endurance de 1973, Jaussaud nem olhou para trás.


Terceiro na edição desse ano das 24 horas de Le Mans, num Matra 670, e ao lado de Jean-Pierre Jabouille, começa a apostar mais nessa categoria. E quanto passou para a Alpine-Renault, no final de 1975, depois de ter conseguido outro terceiro lugar na edição desse ano, guiando um Gulf-Mirage, ao lado do australiano Vern Schuppan, ajudou no crescimento e consolidação da marca nessa categoria, que culminou na edição de 1978 das 24 horas de Le Mans. Com três carros inscritos, e correndo ao lado de Didier Pironi, que nesse ano tinha-se estreado na Formula 1, Jassaud consegue levar o seu carro a bom porto, apesar dos problemas na caixa de velocidades. 

No final, mais do que uma vitória francesa e uma da marca do losango, que foi comemorada com um passeio nos Champes Elisées, em Paris, era também o fechar de uma parte do projeto e investir a cem por cento no projeto da Formula 1. Jaussaud torna-se piloto de testes da marca, mas claro, nunca terá a oportunidade de andar em Grandes Prémios. 


Em 1979, Jean Rondeau convida-o para o seu projeto particular, que tinha como objetivo vencer as 24 horas de Le Mans com o seu próprio carro. Em 1980, corre ao lado do piloto e patrão e a ideia é de ficar bem classificado, o que acontece... com novo triunfo, e ainda por cima um especial, porque nunca antes - nem depois - houve um piloto-construtor no lugar mais alto do pódio. Jaussaud continuou a correr pela Rondeau até 1983, sem grande sucesso.

Pelo meio, participa no rally Patis-Dakar, onde em 1982 acaba na terceira posição, a bordo de um Mercedes Classe G. Passa o resto da década a palmilhar as dunas do norte de África, até 1992, quando participa em camiões Hino. A partir desse ano, abandona o automobilismo ativo e passa a ser instrutor de condução e participante ativo nas diversos clássicos de automobilismo em França. 

Sem comentários: