terça-feira, 20 de julho de 2021

GP Memoria - França 2006


Duas semanas depois de terem corrido em paragens americanas, a Formula 1 esteve de novo na Europa, onde iriam estar em Magny-Cours para o GP de França, palco da 11ª prova da temporada, e onde Fernando Alonso parecia ter as coisas todas controladas, apesar do triunfo da Ferrari na prova anterior. 

Nos bastidores, a grande novidade era a saída Juan Pablo Montoya da McLaren, rumando para os Estados Unidos e a NASCAR, onde iria correr pela Chip Ganassi. Já se sabia das tesões entre ele e Ron Dennis, mas o incidente de Indianápolis pura e simplesmente tinha feito transbordar a água do copo. O colombiano tinha saído de cena e para o seu lugar vinha um dos pilotos de testes da marca, neste caso o espanhol Pedro de la Rosa. Isto, depois de se ter falado nos bastidores que se chegou a considerar a entrada do jovem britânico Lewis Hamilton, que corria na GP2 e do qual muitos falavam ser um piloto do futuro. 

No final da qualificação, de forma surpreendente - ou nem tanto - os Ferrari monopolizavam a primeira fila da grelha, com Michael Schumacher na frente de Felipe Massa. Fernando Alonso era terceiro, na frente dos Toyota de Jarno Trulli e Ralf Schumacher, e Kimi Raikkonen era sexto e o melhor dos McLaren-Mercedes. Giancarlo Fisichella, no segundo Renault, e Pedro de La Rosa, no segundo McLaren-Mercedes, ficavam com a quarta fila da grelha. E a fechar o "top ten" estavam o Williams de Nico Rosberg e o Red Bull de David Coulthard


Schumacher manteve o primeiro posto na partida, enquanto atrás, Takuma Sato nem sequer andou muito, quando a transmissão do seu Super Aguri cedeu. Nas voltas seguintes, Massa aguentou as investidas de Alonso para o segundo posto, enquanto via Schumacher afastar-se. As coisas ficaram assim até que Schumacher parou para o primeiro reabastecimento, na volta 18, quando os Toyota ficaram na frente. Duas voltas depois, eles foram fazer a sua parte - a paragem de Ralf foi desastrosa - e o alemão voltou à liderança. 

Mas só houve mudanças quando Alonso aproveitou a sua parte, na volta 34, quando Massa foi às boxes fazer o seu segundo reabastecimento, para ficar com o segundo lugar. O espanhol acelerou até à sua vez de reabastecer, e quando fez, o segundo lugar acabou por ser seu.


Apesar de ele ter acelerado para tentar apanhar o alemão, este estava demasiado longe para poder ameaçá-lo e acabou como vencedor, na frente do espanhol e do brasileiro. Ralf Schumacher foi o quarto no seu Toyota, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram o McLaren de Kimi Raikkonen, o Renault de Giancarlo Fisichella, o segundo McLaren de Pedro de la Rosa e o Sauber de Nick Heidfeld.

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