segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

As chances de um GP de Portugal


2022 poderá ser o ano em que a Formula 1 corre em Portugal pela terceira vez consecutiva. Com o cancelamento do GP da Rússia, marcado inicialmente para o dia 25 de setembro, a data vaga poderá cair para duas pistas na Europa, por causa de razões logísticas. Duas semanas depois do GP de Itália, marcado para o dia 11 de setembro, e no inicio de uma viagem logística com três provas em fins de semana consecutivos - depois disto, a Formula 1 viaja para Singapura e Suzuka, no Japão -  há dois candidatos óbvios: Istambul, na Turquia, e claro, Portimão. 

Um circuito que os pilotos gostam, e que foi um sucesso quer em 2020, com público, e em 2021, sem ele, no ano passado recebeu a Formula 1 no lugar do Vietname, que tinha sido cancelado. Como calhou na parte final da segunda vaga do Covid-19, o público não era aconselhado a ir. Contudo, o grande problema é o preço, pois até agora, a Formula 1 recebeu, a valores muito baixos. Em 2020, a organização pagou 5,5 milhões de euros, porque acima de tudo, davam garantias no combate à pandemia  - e Portugal dava - em 2021 a fatura já subiu um pouco: nove milhões de euros para os carros irem a Portimão, em vez de Hanói.

Contudo, Paulo Pinheiro, o diretor do Autódromo Internacional do Algarve, já confirmou que está em negociações. E sendo uma pista popular entre todos, pilotos e dirigentes - por estes dias, Gunther Steiner, diretor desportivo da Haas, disse que foi bom ter tido Portimão e Mugello na pandemia, queixando-se da monotonia em correr sempre nas mesmas pistas - a parte mais complicada será encontrar o dinheiro para cumprir o contrato. Em média, a Formula 1 pede 25 milhões de euros para receber a Formula 1... por ano. E mesmo que seja metade, vamos supor, fica ainda abaixo do que o Mónaco paga para ter a categoria máxima do automobilismo: 15 milhões de euros.


É ver o que os próximos dias nos trarão. E er se não vai ser mais uma corrida onde os Mercedes andaram em passeio por ali...

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