quinta-feira, 30 de junho de 2022

Bernie regressou... e disse mais uma asneira


Bernie Ecclestone sempre adorou polémica - e as luzes da ribalta - e agora não é excepção. Ainda por cima, aos 91 anos, apareceu a público para defender as declarações de Nelson Piquet, seu piloto nos tempos da Brabham, há 40 anos, afirmando que não é mau, nem tinha qualquer intenção de ofender Lewis Hamilton, que é apenas uma forma de conversação que foi mal entendida.

Conheço Nelson há muito tempo. Eu estive com ele há algumas semanas. Não é o tipo de coisa que Nelson diria, com intenção dizer algo ruim. Ele provavelmente pensa em muitas coisas que diz que podem nos chatear ou podem parecer um pouco ofensivas… [mas] para ele, não é nada. É apenas parte da conversa.”, começou por dizer numa conversa no programa Good Morning Britain. 

Estou surpreso que Lewis não tenha simplesmente deixado de lado”, acrescentou. “Ou, melhor que isso, respondeu. Mas agora ele se assumiu e Nelson pediu desculpas.

Contudo, mais do que desculpar Nelson Piquet Sr. pelas suas declarações, Bernie Ecclestone deitou mais uma bomba no ar ao defender as ações de Vladimir Putin na sua invasão à Ucrânia, a 24 de fevereiro. Primeiro, afirmou que "ainda levaria um tiro por ele" e acrescentou: "ele é uma pessoa de primeira classe e o que ele está fazendo é algo que ele acreditava ser a coisa certa que estava fazendo pela Rússia. Infelizmente, ele é como muitos empresários, certamente como eu, cometemos erros de tempos em tempos, e quando você comete o erro, você tem que fazer o melhor que pode para sair dele”, disse.

Sobre Volodymyr Zelenskyy, o atual presidente da Ucrânia, Ecclestone afirmou: “penso que parece que ele quer continuar essa profissão [comediante e ator]. Se ele tivesse pensado nas coisas, teria definitivamente feito um esforço suficiente para falar com Putin, que é uma pessoa sensata, e tê-lo-ia ouvido e poderia provavelmente ter feito algo a esse respeito”. Quando lhe perguntaram se estava a sugerir que o Sr. Zelenskyy “deveria ter feito mais para evitar a guerra e que poderia ter sido evitada pelas ações de Zelenskyy, e não por uma mudança nas ações de Putin”, Ecclestone disse: “absolutamente”.

A Formula 1 já se distanciou das declarações de Bernie, com um representante a afirmar o seguinte:

Os comentários feitos por Bernie Ecclestone são a sua opinião pessoal e estão em contraste muito acentuado com a posição dos valores modernos do nosso desporto”.

Contudo, a Formula 1 deveria pensar seriamente se ele ainda deveria ser bem-vindo ao paddock ou deveriam pensar em colocar um banimento como fizeram a Piquet Sr, pelas suas declarações que foram tornadas públicas no inicio da semana.

Sem comentários: