sábado, 2 de julho de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 10, Silverstone (Qualificação)


Depois de duas semanas, a Formula 1 atravessou o Atlântico e estava num dos sítios tradicionais do automobilismo britânico. Contudo, quem conhece a pista, sabe que aquelas instalações já pouco ou nada tem a ver com o original, e a pista já foi parcialmente desenhada em relação ao que Juan Manuel Fangio e Stirling Moss andaram a correr, e onde Froilan Gonzalez alcançou a sua primeira vitoria, e também a da Ferrari. 

Mas num sítio onde nove das dez equipas fazem dela a sua casa, havia desenvolvimentos, principalmente na Mercedes onde aparentemente, houve uma melhoria nas suas performances, ao ponto de Lewis Hamilton ter ficado com o segundo posto no segundo treino livre. Seria algo do qual teríamos de ter em conta para este sábado? O que toda a gente sabe é que a chuva irá aparecer neste sábado na hora da qualificação, porque o boletim meteorológico assim mostrava. Aliás, 15 minutos antes da qualificação, começou a chover o suficiente para molhar a pista e a trocar os pneus para piso molhado.

E foi assim que a Q1 começou. Boa parte dos pilotos rodaram com intermédios, e os primeiros tempos caíram, primeiro com Max, depois com Leclerc, quase dois segundos mais rápido, com 1.42,129. Mais tarde, George Russell melhorou, fazendo 1.41,743, numa altura em que a chuva acabou por parar. Nesta altura, Lance Stroll, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher estavam em sarilhos para entrarem na Q2.

Ainda era cedo para calçarem pneus secos, mas a pista começava a mudar, começando a deixar uma trajetória mais húmida, no qual eles iriam tentar melhorar os seus tempos. Max melhora a subia ao topo da tabela de tempos, com 1.39,975, seguido por Hamilton, numa altura em que os tempos caem depressa. Charles Leclerc fazia 1.39,846 e ficava no primeiro posto, mas Max melhorava a seguir com 1.39,129. 

E na bandeira de xadrez, os eliminados eram: Lance Stroll e Sebastian Vettel, nos seus Aston Martin, Mick Schumacher e Kevin Magnussen, no seu Haas e Alexander Albon, no seu Williams. Detalhe sobre este último eliminado: ele têm o carro novo, enquanto Nicholas Latifi, com o carro belho, passava para a Q2. Parece ser uma questão de estar no lugar certo à hora certa... 

Na Q2, mantiveram todos os pneus médios, porque as condições ainda não estavam secas o suficiente para arriscarem para secos. Com os 15 pilotos em pista, o primeiro a dar nas vistas foi Fernando Alonso, mas os Red Bull de Max e Sergio Perez fizeram melhor. Depois, Lando Norris conseguiu colocar o seu McLaren na primeira fila da grelha. 

Contudo, por esta altura, a chuva caiu ainda mais na pista, e os tempos não melhoraram. Por esta altura, o Williams de Nicholas Latifi estava em posição para ir à Q3. Já vos tinha dito que ele andava um carro mais antigo que o do seu companheiro, Aleander Albon? E à medida que o cronómetro chegava ao zero, toda a gente via que ninguém conseguia melhorar os seus registos. Assim, se Ferrari, Mercedes, Red Bull, Lando Norris, Fernando Alonso, o Alfa Romeo de Guanyou Zhou e... Nicholas Latifi entravam na Q3, já Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon acabaram por não entrar na fase final desta qualificação. 

E chegada à fase final, o tempo aparentemente não dava sinais de melhoria. 

A coisa começou com todos nos intermédios, porque a chuva continuava intermitente. E todos também esperavam que Max fizesse o seu tempo e fosse o suficiente para ser o melhor. E isso aconteceu, depois dos primeiros tempos: 1.42,996. Hamilton era o segundo, 254 centésimos, seguido por Russell. O piloto da Mercedes regressou à pista e aproximou-se, 27 centésimos mais perto do neerlandês.

Tudo aconteceu no último minuto. Primeiro, Leclerc fez 1.41,298, mas depois Sainz melhorou, com 1.41,055. O espanhol melhorou, com 1.40,983 e ficou com o melhor tempo, e o momento decisivo foi quando Max foi à pista para responder... a coisa ficou mal. Um mau tempo na parte intermédia foi a razão porque ele não melhorou e deu a pole ao filho de Carlos Sainz, que fazia história como o segundo espanhol a fazer pole na história da Formula 1.      


E ao fim de 149 corridas, Carlos Sainz Jr conseguiu a sua primeira pole-position da sua carreira. É certo que se deu melhor nesta qualificação, e conseguiu bater um Max Verstappen que parecia ter tudp ara ficar com o primeiro lugar, mas naquele sábado chuvoso, o que aconteceu foi o inesperado. Agora, neste domingo, iremos saber se o tempo também fará a sua parte e se sim, até que ponto poderá afetar o destino. Veremos!

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