segunda-feira, 27 de junho de 2022

A(s) image(ns) do dia






Este foi o fim de semana de Goodwood, onde milhares de carros do passado e do presente desfilaram nos jardins de Lord March e no circuito do sul do Reino Unido. Mas este ano, o homenageado foi Nigel Mansell, trinta anos depois do seu título mundial. E ele foi recebido como o grande campeão que foi.

Ainda faltam dias para os 30 anos do seu mítico triunfo em Silverstone - acontecerá no próximo dia 12 - mas a maneira como ele foi recebido fez lembrar esse final de semana de sonho para o "brutânico". E da maneira como se apresentou, com o fato da Williams e o seu bigode, apenas um olhar mais atento é que notaria que ele já está a caminho dos... 69 anos. 

Mansell passeou a bordo dos seus carros, o Ferrari 639 de 1989 e o Williams FW14B de 1992, carros que foram seus e os vendeu este ano num leilão no Mónaco, rendendo ao todo... 7,660 milhões de libras. Muuito dinheiro, sem dúvida. E ainda tebe tempo para andar em carros que nunca andou como piloto, como por exemplo um dos Lotus 25 guiado por Jim Clark (na foto 4)

Mas sobretudo, a maneira como ele foi recebido ao longo do final de semana pelos espectadores nota que ele é amado entre os fãs, porque gostavam da sua maneira como era veloz e defendia qualquer posição como se fosse da sua vida que tratasse. E sofreram com as suas derrotas, principalmente quando ele perdeu de forma espetacular quando o seu pneu rebentou na reta Brabham, em Adelaide, na última corrida da temporada de 1986, ou quando bateu forte no muro de pneus, em Suzuka, no ano seguinte, e magoou as suas costas. 

Conseguiu, enfim, o seu canto no Panteão automobilístico, e os seus fãs nunca o esqueceram. Afinal de contas, marcou uma era.  

Sem comentários: