domingo, 2 de outubro de 2022

WRC 2022 - Rali Da Nova Zelândia (Final)


Por fim, Kalle Rovanpera conseguiu o que queria: ao alcançar a bitória no Rali da Nova Zelândia, consegue, aos 22 anos e um dia, ser o mais jovem campeão do mundo de sempre, batendo por cinco anos o recorde que era de Colin McRae, alcançado em 1995. Foi um último dia onde andou a controlar a concorrência, conseguindo acabar na frente de Sebastien Ogier, a 34,6 segundos, e de Ott Tanak, a 48,5, demonstrando que aprendeu desde tenra idade a ser um mestre em qualquer tipo de superfície em ralis. Thierry Neuville foi o quarto, muito distante de todos eles, a 1.58,8.

Com quatro especiais para o final do rali, dupla passagem por Whitford Forest-Te Maraunga Waiho e Jacks Ridge, o dia começou com Rovanpera a ser o melhor, 0,6 segundos na frente de Sebastien Ogier e 1,4 sobre Ott Tanak, no seu Hyundai i20 Rally1. 

Kalle estava tranquilo nesta altura do rali: "Só tentei ter um ritmo normal e vamos ver o que podemos fazer à tarde. Nada de louco. Não estou realmente a forçar - só queria começar o dia com um pouco de condução e manter-me confortável.", afirmou.

Tanak ganhou na especial seguinte, 1,7 segundos na frente de Rovanpera e 4,1 sobre Sebastien Ogier, basicamente estabilizando tudo na geral. Ogier ganhou depois na terceira especial do dia, com 0,8 segundos sobre Kalle e 2,6 sobe Tanak.


Na Power Stage, Kalle conseguiu ganhar, com uma vantagem de 0,6 segundos sobre Tanak, com Ogier a 3,4 e Olivier Solberg a 3,6. História tinha sido escrita, e o filho de Harri Rovanpera comemorava algo que se tinha preparado toda a sua vida. 

"É um grande alívio depois de uma temporada tão boa e finalmente estamos aqui! Foi uma pequena espera depois de alguns ralis difíceis, mas o maior agradecimento vai para a equipa - eles este ano fizeram este foguete. Mesmo depois de alguns ralis difíceis, eles continuavam acreditando em nós e nos dando todo o apoio.", contou.

Ogier estava feliz com o seu resultado, mas sobretudo, felicitava o vencedor pelo feito que tinha acabado de alcançar. "Estou feliz com o meu rali e foi um bom regresso ao fim de três meses. Obviamente, Kalle fez ainda melhor [que eu] e agora cruzo os dedos para que estes últimos seis quilómetros [até ao parque fechado] corram bem para ele. Como disse, estamos a testemunhar história."

Depois dos quatro primeiros, Oliber Solberg foi o quinto, a 3.55,3, bem longe do sexto, e o melhor local, Hayden Paddon, a 10.03,7, no seu Hyundai i20 Rally2. Lorenzo Bertelli foi sétimo - e o seu melhor resultado de sempre no WRC - a 10.39,0, no Ford Puma Rally1. Kajetan Kajetanowicz foi oitavo, a 12,36.8, na frente do local Shane van Ghisbergen, a 13.28,8, e o australiano Harry Bates, a 16.51,6. 

O WRC prossegue na Catalunha, entre os dias 20 e 23 de outubro. 

Sem comentários: