quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Noticias: Divulgados os carros do WEC 2023


A FIA e o ACO divulgaram os carros inscritos no Mundial de Endurance de 2023, e a grande novidade na categoria principal é a presença de 13 carros, de sete marcas diferentes: Cadillac, Kolles, Porsche, Toyota, Ferrari, Peugeot e Glickenhaus.

A marca alemã será a que terá mais carros na classe principal, com três: dois inscritos pela Penske, e o terceiro, pela Jota, onde correrá o britânico Will Stevens, o português António Félix da Costa e o chinês Yifei Ye. Na Vanwall, o carro que Colin Kolles construiu e inscreveu para o Mundial, estarão presentes o francês Tom Dillmann, o argentino Esteban Guerrieri e o canadiano Jacques Villeneuve. 

Para além disso, existirão mais carros nas 24 Horas de Le Mans, pelo menos a Glickenhaus já afirmou que um segundo carro será inscrito na corrida francesa. Quem não participa é a Isotta-Fraschini, que não foi autorizada pela ACO a participar nesta temporada. 

Para além destes carros inscritos na classe LMH e LMDh, estão inscritos mais 11 carros na classe LMP2, bem como 14 na classe LMGTE-Am. Nessa última classe, quase metade - seis carros - serão Porsches 911 RSR-19. 

Frederic Lequién, o CEO do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, afirmou estar contente por assistir a uma enorme quantidade de inscritos na categoria principal.

"É verdadeiramente fantástico ver o WEC e as corridas de ‘sportscars’ em geral de vento em popa. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar as calorosas boas-vindas aos nossos amigos da Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall que se juntaram à nossa classe Hypercar este ano – é uma enorme honra ter tantos fabricantes mundiais de automóveis a comprometerem-se com o WEC e a depositarem a sua confiança no nosso campeonato. É também muito encorajador ver entradas fortes em LMP2, bem como um campo recorde LMGTE Am também – o WEC está a preparar-se para a sua melhor temporada até à data”.

Pierre Fillon, o Presidente do Automobile Club de l’Ouest, afirma que 2023 será das temporadas mais emocionates da história. 

O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA está prestes a embarcar numa das suas épocas mais emocionantes de sempre. Sete fabricantes estão na fila da grelha de 13 Hypercar. A temporada compreende as 24 Horas do Centenário de Le Mans, ansiosamente aguardadas pelos fãs dos desportos motorizados em todo o mundo. Vemo-nos em Sebring a 11 de março para o Prólogo desta fantástica temporada”.

A temporada terá sete corridas, começando em Sebring no fim de semana de 11 e 12 de março, passando depois por Portimão, um mês mais tarde, a 16 de abril, antes de seguir para Spa-Framcochamps, a 29 do mesmo mês, antes de, a 10 e 11 de junho, disputarem as 24 Horas de Le Mans. A temporada terminará a 4 de novembro no Bahrein.

Sem comentários: