sábado, 14 de janeiro de 2023

Formula E: Jake Dennis é o primeiro triunfador do ano


O britânico Jake Dennis triunfou neste sábado na Cidade do México, a primeira corrida do campeonato de Formula E. O piloto da Andretti levou a melhor sobre o Porsche de Pascal Wehrlein, com Lucas di Grassi a ficar com o lugar mais baixo do pódio.

António Félix da Costa, que nesta temporada corre ao serviço da Porsche, partiu de nono da grelha e acabou na sétima posição, ainda na luta pelo pódio até aos últimos metros. 

A competição elétrica estreia no Autódromo Hermanos Rodriguez uma nova geração de bólidos, o Gen3, que tem dois motores e o consequente aumento de potência para 450 cavalos, e uma diminuição do peso em 60 quilos, de 840 para 760 quilos. Para além disso, as corridas deixaram de ser corridas pelo tempo e passaram a ser por voltas: ali, eram 36 ao redor no circuito na cidade do México. E com Lucas di Grassi a partir da pole, com o seu Mahindra, depois de ter batido o McLaren de Jake Dennis, ele era o favorito à vitória.


Na partida, Di Grassi manteve o comando, com Jake Dennis a ser segundo, passando Jake Hughes. Tudo normal, sem incidentes nas primeiras curvas, mas no final da primeira volta, o Abt de Robin Frijns ficou parado na berma, obrigando a entrada do Safety Car. Na repetição, descobriu-se que tinha batido num dos Nissans, acabando fora da pista. E para piorar as coisas, no final da corrida, anunciou-se que tinha fraturado o pulso direito.

A corrida retomou na sexta volta, com Di Grassi a manter o comando, mas também durou pouco tempo, porque entre as curvas 1 e 2, o carro de Sam Bird ficou parado por razões mecânicas. Nova entrada do Safety Car, e a corrida só recomeçou na 10º passagem pela meta, com tudo na mesma entre os da frente.

Os primeiros a irem ao Attack Mode foram Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne, ambos fora dos pontos, e a seguir, Jean-Eric Vergne, para tentarem subir posições. Contudo, na volta 12, Di Grassi perdeu o comando para Jake Dennis, com Jake Hughes em cima dele, para ficar com o lugar do brasileiro. No final da volta 14, Jake Dennis e Félix da Costa foram ao Attack Mode, também para ganhar lugares, numa altura em que o português era o oitavo. 

Di Grassi passou pelo Attack Mode, e quase perdeu o segundo posto para Jake Hughes. Contudo, aguentou os ataques do piloto britânico, graças à sua experiência. Mas na bolta 18, o Maserati de Edoardo Mortara estava contra a barreira, na curva 1, e o Safety Car entrava na pista pela terceira ocasião. 

A bandeira verde regressou na volta 20, e Jake Dennis pulou meio segundo sobre Lucas di Grassi, com este a ser pressionado por Jake Hughes e parte do pelotão. Wehrlein e Lotterer foram ao Attack Mode na volta 25, tentando sair do quarto e quinto posto onde estavam, e quase a seguir, Di Grassi ia ao Modo de Ataque... onde ia quase perdendo o segundo posto para Wehrlein! No final da volta, Jake Dennis ia para o Attack Mode pela segunda ocasião e mantinha o comando. 

No final da volta 29, Wehrlein conseguiu passar di Grassi e era segundo, e o piloto da Porsche foi atrás de Dennis para alcançar o comando. Este afastava-se, ao ponto de ter cinco segundos quando se chegou à bolta 36. Nessa altura, descobriu-se que a organização acrescentaria mais cinco, indo até à volta 41. Ali, Di Grassi aguentava Jake Hughes e Andre Lotterer para manter o terceiro posto, enquanto Remé Rast era o quinto piloto que não chegava ao fim.

No final, Di Grassi aguentou o resto do pelotão e ficou com o terceiro lugar, na frente de André Lotterer, Jake Hughes, Sebastien Buemi e António Félix da Costa. Mitch Evans, Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne fecharam os pontos. 

A Formula E segue dentro de duas semanas para paragens na Arábia Saudita, para uma jornada dupla em Ad Diyriah. 

Sem comentários: