segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Formula 1 2023 (5) - O McLaren MCL60



E hoje, chegou o McLaren MCL60. O carro de 2023, cujo nome de código serve para homenagear os 60 anos da fundação da equipa, é uma evolução do MCL36, esperando que seja bem melhor que esse chassis. Lando Norris continua, mas este ano terá a companhia de um novato com muito potencial, o australiano Oscar Piastri.   

Na apresentação, em Woking, Zak Brown afirmou que 2022 foi desafiante, mas com a entrada em cena de Andrea Stella como diretor de equipa, do novo túnel de vento e do novo simulador de corridas, esperam que seja o inicio de uma recuperação que os leve novamente ao topo, numa altura em que se fala de conversações para terem os motores Honda, que neste momento estão na Red Bull. 


Temos o prazer de lançar a nossa equipa de Fórmula 1 para 2023 com Lando [Norris] e Oscar [Piastri] ao volante, quando celebramos os 60 anos da McLaren Racing. O alinhamento de pilotos deste ano é extremamente entusiasmante, uma vez que o Lando, um piloto inteligente, confiante e com excelente ritmo, acompanhado por um dos maiores talentos do desporto motorizado, o Oscar.", começou por dizer Brown.

2022 foi uma época desafiante no nosso esforço contínuo de levar a equipa para a frente da grelha. Aprendemos muito e isso foi levado para o desenvolvimento do carro, uma vez que toda a equipa trabalha arduamente para se preparar para mais um ano. Sob a orientação do Andrea Stella, que se mudou para a posição de Team Principal em dezembro de 2022, temos uma excelente equipa e podemos esperar ver a nossa jovem dupla de pilotos continuar a fazer crescer a sua parceria durante a próxima época.”, continuou.

Ser uma das equipas mais antigas da grelha de Fórmula 1 e marcar o nosso 60º aniversário como equipa de corrida é uma excelente conquista. Temos uma riqueza de história que remonta a quando Bruce McLaren formou a McLaren Racing pela primeira vez em 1963, portanto, é apropriado honrarmos as últimas seis décadas através do nome do nosso concorrente de 2023, o MCL60. Este é o início de várias comemorações de aniversário que serão exibidas ao longo do ano. Estamos agora ansiosos por voltar a estar no caminho certo no Bahrein. Será óptimo ver o MCL60 em ação antes da época de 2023. Vamos às corridas!”, concluiu.


Em relação aos pilotos, uma mistura de talento e juventude está presente. Se o patrão está entusiasmado com isso, os pilotos são outra história. Norris, que apesar da sua juventude - tem 23 anos - já está a começar a sua quinta temporada e tem talento de sobra para alcançar pódios e vitórias. Na apresentação, afirmou que quer colocar o potencial do novo carro na pista.

Estou ansioso por voltar à pista e ao volante do MCL60 pela primeira vez. O novo carro parece ótimo, e todos os envolvidos na construção desempenharam um papel importante”, começou por afirmar o piloto britânico. 

Este é o meu quinto ano na Fórmula 1 e espero continuar o bom momento positivo para a nova temporada, após um ano de corridas sob a nova era de regulamentos. Tem sido um bom desafio adaptação a essas alterações e sinto que estou numa boa posição para continuar a melhorar como piloto. Tenho apreciado a minha viagem com a equipa até agora e estar envolvido no 60º aniversário da McLaren é um privilégio. Continuarei a trabalhar arduamente ao lado de Oscar ao longo deste ano memorável, enquanto procuramos maximizar as oportunidades de somar pontos”, concluiu.


Já o novato Piastri, que substitui o seu compatriota Daniel Ricciardo, tem um desafio pela frente, conseguir aliar o seu talento ao carro que irá ter. Já afirmou que está “satisfeito por começar com a McLaren e fazer a minha estreia na Fórmula 1 esta temporada”, acrescentando que a pré-temporada serviu para trabalhar “arduamente para me preparar para o próximo ano. O tempo que passei na fábrica e o simulador tem sido agradável e produtivo, e todos na equipa têm sido acolhedores”.

Quanto à máquina nova, o MCL60, Piastri afirmou: “O MCL60 é impressionante e vai ser um ano memorável, não só para mim, na minha época de estreante, mas também para a equipa que celebra os 60 anos. O desafio que se avizinha é emocionante e estou ansioso por conduzir com Lando enquanto trabalhamos muito para somar pontos ao longo da temporada”.

Depois do "shakedown" e das filmagens, o carro seguirá para o Bahrein no final do mês, no sentido de participar nos testes coletivos e para a primeira corrida do ano, a 5 de março.

Sem comentários: