segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

WRC 2023 - Rali da Suécia (Final)


Ott Tanak conseguiu o que queria: triunfar pela Ford. Conseguiu bater Craig Breen e Thierry Neuville, os pilotos da Hyundai, e Kalle Rovanpera, o melhor dos Toyota, que não foi além do quarto posto e perdeu a liderança do campeonato. Apesar de tudo, os quatro primeiros ficaram separados por uma curta margem: 25,7 segundos.

Significa obviamente muito para mim, entrar num carro novo e entregar à M-Sport esta vitória”, começou por dizer Tänak, depois de cortar a meta. “É um grande esforço para eles, lutarem contra fabricantes tão grandes. Tenho a certeza de que estão a receber um pouco de pressão vindo de mim, mas enquanto estiver a conseguir resultados, então estamos todos a ganhar. É ótimo fazer parte desta equipa”, concluiu.

Craig Breen, mesmo sem triunfar, e com uma penalização na parte final, encarou este resultado como um alivio. "Honestamente precisava disto para o meu próprio equilíbrio," começou por referir na conferência de imprensa final. "Foram meses muitos duros, praticamente um ano. Não digo que perdi a confiança em mim, mas foi difícil manter a ideia de que ainda era competitivo.", concluiu.

Com três especiais para terminar neste domingo, uma passagem dupla por Västervik, antes a Power Stage em Umea, começou com Kalle Rovanpera a triunfar, 1,5 segundos na frente de Ott Tanak e 2,7 sobre Thierry Neuville. Craig Breen perdia 4,5 segundos e via Neuville bem perto de si. O belga carregou e triunfou na segunda passagem pela mesma especial, 3,8 segundos na frente de Breen, e seis segundos sobre Rovanpera, que tentava chegar ao pódio. Tanak perdia 6,9, mas parecia que o irlandês seria penalizado em 10 segundos, o que fazia Neuville subir para a segunda posição.

No final, na Power Stage de Umea, Esapeka Lappi triunfou, ficando com os pontos extra, 0,6 segundos na frente de Elfyn Evans, e Ott Tanak era terceiro, a 0,7. Breen ficou na frente de Neuville, suficiente para recuperar o segundo posto. 

Depois dos quatro primeiros, Elfyn Evans aparece num distante quinto, a 1.24,0, muito distante de Pierre-Louis Loubet, sexto a 5.59,0. Esapekka Lappi foi o sétimo, a 7.42,4, na frente de Oliver Solberg, o melhor dos Rally2, a 7.48,1. Ole Christian Veiby foi o nono, a 8.30,4, na frente de Sami Pajari, que fechou o "top ten" a 9.03,2. 

Na geral, Tanak lidera com 41 pontos, mais três que Kalle Rovanpera e mais nove que Thierry Neuville. O próximo rali acontecerá no México, entre os dias 16 e 19 de março.    

Sem comentários: