domingo, 12 de fevereiro de 2023

A imagem do dia


Foi ontem, as este fim de semana assinalou-se algo que é importante: há meio século, em Interlagos, acontecia o primeiro GP do Brasil a contar para o Mundial de Formula 1. E num autódromo cheio, a vitória "ficou em casa", graças a Emerson Fittipaldi.

Desde que Emerson foi para a Europa, teve a ascensão arrepiante até ao topo - do inverno de 1969 até meio de julho de 1970, ele passou da Formula Ford para a Formula 1 - começou a triunfar contra uma concorrência muito forte. Também as sortes que teve na Lotus, especialmente com a morte de Jochen Rindt, e a vitória no GP dos Estados Unidos de 1970, mostrou que tinha estofo de campeão.

Os brasileiros não perderam tempo. Tinham um excelente circuito, Interlagos, e poderiam fazer uma temporada sul-americana graças ao tempo bom que tinham no início do ano. Em 1972, fizeram uma proba de ensaio - na altura, era obrigatório - e as coisas correram bem. E ter uma corrida na América do Sul, depois da Argentina, era mais um motivo para escapar ao inverno no hemisfério Norte.

A 11 de fevereiro de 1973, tudo estava pronto para receber máquinas e pilotos. E ainda tinha algo melhor: Emerson era campeão e tinha ganho a corrida anterior, em Buenos Aires, depois de passar os seus maiores rivais, os Tyrrell de Jackie Stewart e Francois Cevért

Estava um dia de muito calor, e os bombeiros acalmavam a multidão com mangueiradas nas bancadas enquanto não começava a corrida. A pole tinha sido de um Lotus, mas o de Ronnie Peterson, com Emerson a largar de segundo, em 20 carros inscritos, um deles o de Luiz Pereira Bueno, o "Peroba", que faxia a sua única corrida de Formula 1 num Surtees TS9B, a quatro voltas do vencedor. Mas na partida, o brasileiro largou bem, e manteve o primeiro posto até à bandeira de xadrez, para delírio dos locais, e de Colin Chapman, que largou o chapéu no ar, para comemorar mais uma vitória de um dos seus carros.  E melhor ainda: Emerson saia dali com a liderança reforçada, oito pontos na frente de Stewart. 

Parecia que estava imparável, rumo a novo título. Parecia... mas isso é uma história que será contada ao longo deste ano.

Sem comentários: