segunda-feira, 20 de março de 2023

Endurance: Peugeot irá evoluir o 9X8 para ter chances de ganhar


A Peugeot teve um fim de semana horrível em Sebring, não tendo qualquer chance de ombrear com a concorrência dos Hypercar, nem mesmo teve ritmo para acompanhar o Vanwall do Colin Kolles. Contudo, com o mau resultado na pista americana, afirmam que os problemas de caixa de velocidades, detetados na corrida, já estarão resolvidos quando voltarem a correr, no mês que vêm, em Portimão. 

Em termos de desempenho, estivemos ao mesmo nível da qualificação e isso mostra bem o que perdemos durante todo o fim-de-semana.", começou por dizer Olivier Jansonnie, Diretor técnico da marca. "Em termos de fiabilidade, os dois problemas que enfrentámos são os mesmos para ambos os carros e são questões que conhecemos, sendo que a solução estará em breve disponível para as próximas corridas. Do lado dos pilotos, eles fizeram o seu melhor para levar o carro aos seus limites. A equipa também fez grandes melhorias e estou bastante satisfeito com isso. Sabíamos que vir aqui sem testar antes seria difícil, mas a escolha foi nossa. Agora temos de examinar tudo ao pormenor e regressar com um melhor nível de desempenho”, concluiu.


Os pilotos dos carros em questão também falaram da desilusão que foi correr em Sebring com os problemas que tiveram ao longo da prova. Paul di Resta, o escocês piloto do protótipo numero 93, afirmou no final da corrida, que tem de melhorar para o grande objetivo que é Le Mans. 

Temos de continuar a trabalhar em conjunto, elevar a fasquia e fazer o melhor que pudermos. É um enorme desafio vir aqui. Eu sei o que é preciso para tentar ganhar a corrida. Há que fazer um balanço, e estaremos de volta aos testes dentro de 10 dias e depois cumprir as provas antes de Le Mans”, comentou.

A mesma coisa disse o americano Gustavo Menezes, piloto do carro 94. 

Obviamente que estou um pouco desapontado com o resultado que não reflete o trabalho árduo e a dedicação que a equipa colocou nas últimas duas semanas, com noites curtas e grande quantidade de trabalho nos carros. Acabámos no nível de desempenho que esperávamos ter, o que, claramente, não é suficientemente para ir a Le Mans com uma hipótese de vencer.


A equipa voltará a estar reunida dentro de alguns dias no circuito Le Castellet para mais sessões de testes, a fim de ter um melhor nível de desempenho na próxima do WEC, que será em Portimão, um evento que se realizará no fim de semana de 15 e 16 de abril.

Sem comentários: