segunda-feira, 20 de março de 2023

Noticias: FIA retira penalização a Alonso e regressa ao pódio


E mais um volte-face no GP da Arábia Saudita: a FIA decidiu retirar os 10 segundos de penalização a Fernando Alonso por, alegadamente a equipa não ter devidamente cumprido a penalização nas boxes, na primeira paragem do veterano piloto espanhol. Com isso, Alonso regressou ao terceiro posto da corrida e comemorou o seu centésimo pódio da sua carreira, o segundo ao serviço da Aston Martin. 

Alegadamente, no momento da paragem do Aston Martin numero 14, um dos mecânicos encostou o seu macaco na parte traseira do seu carro, apenas preparando-se para o levantar, que fez depois de passados os cinco segundos onde estes não poderiam tocar no bólido de Alonso. Foi isso que os comissários da FIA, aparentemente, acharam que eles violaram a regra, dando mais 10 segundos e retirar o terceiro lugar ao espanhol.

Contudo, a Aston Martin decidiu recorrer e no final, foi-lhe dada razão, e a FIA comunicou na noite deste domingo a reversão da penalização.

"Os comissários receberam uma carta datada de 19 de março de 2023 da Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team com uma petição de revisão de acordo com o artigo 14.1.1 do Código esportivo internacional (ISC) da decisão deste painel de comissários de impor uma penalidade de 10 segundos ao carro 14 por não cumprir a penalidade de forma correta.

Em apoio à petição de revisão, os comissários viram a ata da última reunião do SAC e evidências em vídeo de 7 instâncias diferentes em que os carros foram tocados pelo macaco enquanto cumpriam uma penalidade semelhante à imposta ao carro 14 sem ser penalizado.

A apresentação clara da Equipa foi que a alegada representação de um acordo entre a FIA e as equipas que tocarem o carro de qualquer forma, inclusive com um macaco, constituiriam "trabalho" na viatura para efeitos da alínea c) do n.º 4 do artigo 54.º do Regulamento Desportivo, estava incorreta e por isso a base da decisão do Steward estava errada.

À luz da petição, os Stewards tiveram que decidir se havia um "novo elemento significativo e relevante [que foi] descoberto que não estava disponível para as partes que buscam a revisão no momento da decisão em questão".

Se existisse tal(is) elemento(s), então os comissários precisariam considerar se a decisão precisava ser modificada de alguma forma.

Após rever as evidências de vídeo apresentadas e ouvir o representante da equipa Aston Martin e os membros relevantes da FIA, os comissários determinaram que existiam novas evidências significativas e relevantes conforme exigido pelo Artigo 14.1.1 para desencadear uma revisão da decisão, em particular as provas em vídeo e as provas verbais da Equipa e da FIA. Ficou claro para nós que o substrato da decisão original, nomeadamente a representação da existência de um acordo, foi posto em causa pela nova prova.

Assim, procedemos à apreciação do mérito do pedido de revisão.

Após revisar as novas evidências, concluímos que não havia um acordo claro, como foi sugerido aos Comissários anteriormente, que pudesse ser considerado para determinar que as partes concordaram que um macaco tocando um carro equivaleria a trabalhar no carro, sem mais.

Nessas circunstâncias, consideramos que nossa decisão original de impor uma penalidade ao carro 14 precisava ser revertida e o fizemos de acordo.", conclui-se o comunicado.


Assim sendo, Alonso está na terceira posição na classificação de pilotos, tendo agora 30 pontos no campeonato. Horas antes, o piloto espanhol estranhava - e criticava a decisão da FIA - mas afirmava que isso não altera a competitividade do AMR23 dentro do pelotão.

"Sinto-me bem. Gostei da cerimónia do pódio (risos) e depois a equipa disse-me que podia ter uma penalização”, explicou Alonso à transmissão da F1TV. “Estamos a tentar perceber o que aconteceu e se é o caso para ser penalizado ou não. Se isso acontecer, são três pontos que perco, mas não muda o sentimento. Fomos o segundo carro mais rápido na corrida, controlamos o ritmo da Mercedes e somos mais rápidos que a Ferrari, por isso sinto-me muito feliz”.

A equipa está analisar o que aconteceu. Acho estranho só termos conhecimento passado uma hora, quando tiveram 35 voltas para aplicar a penalização e só depois do pódio, com a presença dos meus patrocinadores e da minha equipa, é que decidiram. Não é um bom trabalho por parte deles [FIA], mas isso não é comigo”, concluiu o piloto da Aston Martin.

Sem comentários: