O acidente aconteceu logo na 11ª especial, a primeira do dia - a primeira passagem por Ibarrilla - quando o piloto perdeu o controlo do carro e bateu forte contra um poste, causando estragos irreparáveis e a desistência inevitável. Piloto e navegador ficaram bem, mas desolados com o que aconteceu. Para além disso, a 15ª especial, que era a segunda passagem pelo mesmo local, acabou por ser cancelada por causa do poste de eletricidade derrubado.
Thierry Neuville ganhou na especial seguinte, a primeira por El Mosquito, com 0,7 segundos sobre Evans e 1.4 sobre Ogier, mas na realidade, o francês estava já a gerir a distância para a concorrência, porque no final desta especial, a diferença entre os dois primeiros era de 26,6 segundos.
O belga voltou a triunfar em El Derramadero, mas apenas ganhou 0,1 segundos a Ogier e 0,8 sobre o galês da Toyota, e a mesma coisa aconteceu na super-especial de Las Dunas, onde o belga voltou a ganhar, mas apenas conseguiu ganhar 0,2 segundos para Ogier e 1,4 para Kalle Rovanpera, que foi... quinto, igualado com Dani Sordo.
"Penso que tudo se deve à gestão dos pneus porque senti muito que o pneu estava a [perder eficácia] no final. De qualquer forma, estou muito tranquilo com isso, por isso acredito que eles sofreram mais do que eu.", disse o francês.
Neuville regressaria às vitórias na 17ª especial, a segunda passagem por El Derramadero, mas apenas ganhou 2,6 segundos sobre Evans e 3,1 sobre Ogier. Tudo isto numa especial onde Rovanpera perdeu tempo por causa de um pião, e Pierre-Louis Loubet danificou a suspensão do seu Ford, depois de bater na berma.
O dia acabou com duas super-especiais, primeiro em Las Dunas, com Ott Tanak a ser o melhor, depois, na passagem por Rock & Rally, aqui com uma diferença de 0,9 segundos sobre Neuville.
Depois dos quatro primeiros, quinto era Dani Sordo, a 2.21,2, com Gus Greensmith a ser o melhor dos Rally2, a... mais de dez minutos! (10.33,4). Adrien Formaux era o sétimo, a 11.05,0, na frente de Emil Lindholm, noutro Skoda (a 11.11.0). Oliver Solberg era o nono, e a fechar o "top ten", o polaco Kajetan Kajetanowicz, a 12.54,3.
O rali do México conclui neste domingo, com a realização das últimas quatro especiais.
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