quarta-feira, 7 de junho de 2023

A imagem do dia


Todos os anos, os organizadores tiram uma foto dos carros e dos pilotos que participam em todas as edições das 24 horas de Le Mans. E tinha altas expectativas sobre agora, 2023, por razões mais que óbvias: esta é a edição do centenário. Cem anos depois da primeira vez, onde as máquinas evoluíram imenso desde então.  

Hoje em dia, ninguém, tirando os mais fanáticos e mais conhecedores fazem ideia o que é um Chenard-Walcker ou sabe quem foram André Lagache e René Leonard, mas estes foram os primeiros vencedores, e a marca - aliás, o carro original seque existe, só há apenas uma réplica no museu em Le Mans, ao lado de muitos outros carros, verdadeiros e lá expostos como tinham acabado de correr um dia inteiro à volta do circuito de La Sarthe.

Ao longo desses cem anos, a nossa ideia desta corrida entranhou-se dentro de nós. Os feitos dos seus pilotos ficaram imortalizados nos jornais e depois, em fotografias e livros. Alegadamente, enquanto Tom Kristensen triunfava ano após ano nos seus Audis em Le Mans, Jacky Ickx , o vencedor anterior, afirmara: "aos meus triunfos publicaram-se livros, a ele, comunicados de imprensa". Acho que é uma história apócrifa, e mesmo que tivesse acontecido, creio que hoje em dia, haja mais respeito e admiração de ambos os pilotos, um ao outro.

Hoje em dia, sabemos que marcas como a Bentley, Bugatti, Ferrari e Porsche, entre outros, fizeram grande parte das suas reputações através dos seus triunfos em La Sarthe, a primeira vez de Hollywood em Le Mans tornou-se num filme de culto (mas, paradoxalmente, quase custou a carreira ao seu ator principal, Steve McQueen) e este ano, os bilhetes foram esgotados muito antes da corrida começar. E foram emitidos... 400 mil! 

E eu tenho a certeza que este ano, poderá ser o inicio de uma era dourada na Endurance. 50 anos depois da última ocasião, a Ferrari regressa a Le Mans, e tem a companhia da Porsche, Caddillac, Toyota, Peugeot, Glickenhaus e Vanwall. E aparecerão mais: em 2024, teremos só na classe Hypercar a Alpine, Isotta-Fraschini e Lamborghini, e fala-se que em 2025 aparecerá a Alfa Romeo, e espera-se que a BMW colocará um carro na WEC, da mesma forma que tem, neste momento, um na IMSA americana. 

Claro, o momento é único, porque toda esta gente quer uma coisa: triunfar. E se não conseguem agora, com ou seu BoP - Balance of Performance, onde os carros mais rápidos têm um "lastro" para evitar que sejam demasiadamente rápidos em relação à concorrência - os carros, ao fim de quatro a seis anos, irão embora porque eles não andaram ali a gastar dinheiro para nada. Automobilismo é caro, e praticamente toda esta gente tem uma certa frase na cabeça: "win on sunday, sell on monday". Triunfa no domingo, para que as pessoas comprem os nossos carros na segunda-feira.

Em suma, este deve ser a corrida mais aguardada dos últimos anos. E não é só por causa da efeméride, da potencial competição, mas também... por causa do tempo. É que poderá chover no fim de semana da competição, e isso normalmente tem o potencial para imensa confusão.

Será, sem dúvida, uma corrida inesquecível.   

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