sábado, 10 de junho de 2023

Noticias: Toyota apresentou protótipo a hidrogénio


O fim de semana das 24 Horas de Le Mans foi aproveitado para a apresentação de diversos projetos. E um deles surgiu da Toyota, onde apresentou um protótipo a hidrogénio, o ‘GR H2 Racing Concept’ que reforça o interesse da estrutura na futura classe a hidrogénio do Campeonato do Mundo de Resistência FIA/WEC.

Desenvolvido com vista a uma futura classe, a revelação do protótipo foi feita pelo Presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, e foi motivado pelo recente anúncio do ACO, Automobile Club de L'Ouest, que os veículos com motor a hidrogénio poderão competir na categoria de hidrogénio das 24 Horas de Le Mans.


Com a apresentação deste protótipo, a marca espera que estes hipercarros movidos a hidrogénio passem a correr nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2026, reforçam o interesse no desafio de uma nova geração de protótipos na corrida mais importante da resistência, depois de eles terem desenvolvido num passado recente protótipos segundo os regulamentos dos LMP1 e LM Hypercar.

Le Mans é um lugar onde podemos ultrapassar limites e prever o futuro. O meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono sem comprometer a velocidade ou a emoção das corridas”, afirmou Akio Toyota durante a apresentação do Toyota GR H2 Racing Concept.

Eu não ia investir nesta tecnologia se não achasse que poderíamos ganhar com ela… o hidrogénio não é apenas zero emissões, mas uma tecnologia empolgante: oferece som, binário e dinâmica”, acrescentou.

Resta saber quando é que a ACO decide sobre essa classe a hidrogénio, embora eles desejem que comece em 2030, devido aos diversos atrasos no desenvolvimento do projeto.

Sem comentários: