sexta-feira, 9 de junho de 2023

Endurance: Saiu o calendário de 2024


O calendário do Mundial de Resistência para 2024 foi revelado nesta sexta-feira em Le Mans, com as grandes novidades a serem o alargamento para oito corridas de longa distância, e a entrada de mais circuitos, com a saída de outros. Sebring, Portimão e Monza saem, Interlagos, Imola, Austin e Losail entram.

Já se sabia da entrada do Qatar no Mundial, como prova de abertura, primeiro com o Prólogo (a sessão de testes) e o encerramento em Shakir, para as Oito Horas do Bahrein, mas as novidades estão dentro do calendário. Sem Portimão e Sebring, a prova italiana passa de julho para abril, por motivos logísticos, porque nessa altura, o Mundial estará na pista paulista, por exigência dos construtores, que querem uma corrida na América do Sul. Outra prova que muda de lugar no calendário é a americana, que passa para setembro no Circuit of the Americas, nos arredores da cidade americana de Austin.

O caso paulista, que regressa após quase 10 anos de ausência, fala-se que será por um ano, até uma eventual transferência para Brasília, para poderem correr no autódromo, que passa por obras de remodelação profunda. Já Austin não aparece desde 2020. 

Eis o calendário completo:

24-25 de Fevereiro - Prólogo - Qatar (Circuito de Losail) 

2 de Março - 1812 km do Qatar (Circuito de Losail) 
21 de Abril - 6 Horas de Imola (Itália / Autódromo Enzo e Dino Ferrari) 
11 de Maio - 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica) 
15-16 de Junho 24 Horas de Le Mans (França) 
14 de Julho - 6 Horas de São Paulo (Brasil) 
1 de Setembro - Lone Star Le Mans (Circuito das Américas/Austin) 
15 de Setembro - 6 Horas de Fuji (Japão) 
2 de Novembro - 8 Horas do Bahrain (Bahrein)

Sem comentários: