quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Os vencimentos de Ott Tanak


O vencimento de um piloto de fábrica no WRC nada tem a ver com os da Formula 1, mas Ott Tanak não se pode queixar de ser mal pago para correr. Desde 2017, ele poderá ter ganho quase cinco milhões de euros em salários - 4,9 milhões, para ser mais preciso - quer quando correu pela Ford, como pela Toyota e Hyundai. Quem conta isto é o site estónio Delfi.ee, que cita o jornal financeiro finlandês Kauppalehti.

Ali, fala-se que em 2017, quando Tanak estava na M-Sport, conseguiu um vencimento de 473.000 euros. A mudança para a Toyota, no ano seguinte, trouxe-lhe um rendimento superior a um milhão de Euros, mais um bónus de outro milhão, num total de 2,8 milhões.

Quando Tanak ganhou o seu título mundial, apenas conseguiu um rendimento (e bónus) de 1,8 milhões de euros, que achou ser insuficiente, daí a sua transferência para a Hyundai. Aí, nas três temporadas seguintes - 2020 a 2022 - conseguiu um vencimento anual em torno dos 5 milhões de euros.

Não se sabe ainda quando ganhará em 2023, agora que é piloto oficial da M-Sport, mas é o suficiente para que a marca não possa contratar um piloto profissional para correr um dos seus Rally1, para além dos franceses Adrien Formaux e Pierre-Louis Loubet, que tem de trazer algum dinheiro e nem sempre correm com o Puma de fábrica. 

Estes dados, publicados pelo jornal finlandês dizem respeito à empresa OT Service OÜ, que Tanak usa como veículo no qual recebe os seus rendimentos dos contratos com as equipas que tem trabalhado.

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