sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 17, Qatar (Qualificação)


Até é bom termos uns tempos de pausa numa competição que corre fim de semana sim, fim de semana sim. Até nós, os fãs, queremos ter vida para além do automobilismo - e não falo só no dormir... - mas mesmo nestes momentos de pausa, não podemos deixar de pensar que nesta enorme temporada em termos de calendário, neste regresso da Formula 1 a latitudes árabes, será a altura em que tudo se decidirá.    

Neste regresso da Formula 1 ao pequeno país do Golfo, depois de um ano de ausência - tiveram o Mundial de Futebol no final daquele ano - foi aproveitado para que o circuito de Losail fosse renovado para receber condignamente as equipas e os pilotos. Novo paddock, novos equipamentos, asfalto novo, nova sala de imprensa... tudo muito bonitinho para o cenário que está presente na mente de todos: o lugar onde Max Verstappen será campeão. E se não for amanhã, será, provavelmente, no domingo, porque o avanço é tal que basta estar na frente da concorrência pelo menos uma ocasião, e está tudo resolvido.

E claro, este é mais um local onde acontecerá a corrida de sprint. Logo, a qualificação será nesta sexta-feira. 


Com o sol posto nos arredores de Doha, os 20 pilotos enfrentaram a qualificação para a corrida de domingo. Afinal, Sábado é "dia de Sprint Race". Uma sessão movimentada e com algumas dúvidas sobre os pneus macios em algumas equipas, a sessão começou com Max a ser dos primeiros a marcar uma volta rápida, seguido por Fernando Alonso, que meteu um tempo de 1.26,043, seguido por Charles Leclerc, com 1.26,444. Max meteu o carro em segundo na tabela de tempos, a 44 centésimos. 

Tudo muito calmo até ao final, quando Leclerc conseguiu um tempo de 1.25,452, batido por Norris, com 1.25,131. E bem em cima da bandeira de xadrez, Max conseguiu 1.25,007. E se entre os da frente, isto acontecia, atrás, Alexander Albon suou para conseguir passar para a fase seguinte, colocando fora Logan Sargeant, que ficou com a "fava" da 16ª posição. O americano acabou a fazer companhia ao Aston Martin de Lance Stroll, o Alpha Tauri de Liam Lawson, o Haas F1 de Kevin Magnussen e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu. Aliás no final da sessão, nas boxes, o filho de Lawrence Stroll não deixou de manifestar a sua frustração... 

Poucos minutos depois, chegamos à Q2, onde começou com os McLaren a irem para o topo da tabela de tempos - Oscar Piastri, 1.25,745 - antes de Charles Leclerc melhorar o seu tempo, e Pierre Gasly fazer o mesmo no seu Alpine, com pneus novos. Mas depois, entrou Max Verstappen, fex 1.24,758 e passou para a frente. Atrás dele, George Russell e Lewis Hamilton assumiram os dois postos seguintes, Russell com 206 centésimos de diferença.

A fase final começou com os dois McLaren a melhorarem os seus tempos, primeiro Piastri, depois Lando Norris, que marca 1.24,685. Mas Max regressou à pista e conseguiu 1.24,483. 


Se na frente, isto acontecia, atrás, eram "sete cães a um osso". Todos queriam marcar um tempo, mas como passavam dos limites da pista, esses tempos eram apagados. E Sergio Pérez, que queria fazer algo para impressionar, marcou um tempo... mas foi apagado. A mesma coisa acontecia a Carlos Sainz Jr, que marcava um tempo, mas era depois superado por outros. E como resultado, para além de Pérez e Sainz Jr, ficaram Alexander Albon, Nico Hülkenberg e Yuki Tsunoda, este por meros... quatro milésimos. Mesmo cruel.

E assim, passamos para a Q3.

Como os McLaren parecem ser os carros que se deram melhor na pista - aparte os Red Bull - Lando Norris começou a abrir as hostilidades com um tempo de 1.24,088. Mas o tempo viria a ser anulado por ter excedido os limites de pista, mas isso não impediu Max Verstappen de reagir e marcar 1.23,778, meio segundo na frente de Lewis Hamilton. No final, Max mostrou ao mundo que não quer brincar. E apesar de todos não o apanharem, Lando Norris passou para o segundo lugar com 1.24,074 e não saiu dali. Aparentemente...


Em suma, o primeiro "match point" do campeonato está à espreita e não quer desperdiçar. E ainda conseguiu mais um extra quando o tempo de Oscar Piastri foi apagado por causa dos limites que foram excedidos na sua volta mais rápida. Aliás, deram essa noticia no momento em que estava a ser entrevistado! 

Amanhã é o dia da corrida Sprint. Ou, se quiserem o dia em que Max poderá ser campeão do mundo. 

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