quinta-feira, 16 de novembro de 2023

As criticas de Max Verstappen


O enorme "hype" sobre Las Vegas já começa a fazer subir a mostarda a algumas pessoas, aparentemente enjoadas de tanta promoção sobre uma corrida do qual muitos não tem grandes expectativas, desde o tempo - prevê-se baixas temperaturas no final de semana - até a má reputação histórica do automobilismo na "Sin City", a maior cidade do estado do Nevada. 

E nas vésperas do Grande Prémio, Max Verstappen não perdoou todo este "hype", atacando a corrida, afirmando que desportivamente, pouco vale, e só estão ali pelo espetáculo e pelas luzes dos casinos. "99 por cento é show e um por cento desporto", começou por falar o tricampeão neerlandês acerca do evento do próximo fim-de-semana. 

Depois, o piloto da Red Bull afirmou que não quer saber de todo o espetáculo em redor do evento, preferindo centrar-se naquilo que realmente interessa para si. 

"Não tenho muitas emoções para ser honesto, só quero focar-me na performance, não gosto de todas as coisas que estão à volta, sei que fazem parte, mas não é do meu interesse. A pista não é muito interessante, e eu só quero fazer o melhor que posso - não há problema - mas não é realmente o que me importa. Se eu gosto ou não, não depende de mim, mas não vou fingir. Eu apenas expressei a minha opinião sobre coisas positivas e negativas, e é assim que eu sou. Algumas pessoas gostam um pouco mais de espetáculo, eu não gosto nada. Cresci só a olhar para o lado da performance, e é assim que vejo as coisas. Gosto de estar em Vegas - mas não tanto para as corridas”.

E sobre certas coisas que a organização pretende fazer, como a cerimónia de apresentação, o tricampeão do mundo é contundente: ”Para mim, você pode saltar todos este tipo de coisas. É só ficar ali, parecemos uns palhaços", concluiu.

Por muito que Max tenha razão neste assunto, e a sua autoridade como o melhor piloto do pelotão atual do campeonato pode afirmar tal coisa, a realidade é que Vegas é - e sempre foi - "showbizz". E os pilotos são, de uma certa forma, gladiadores, do qual os espectadores pagaram bilhete para darem espetáculo. E claro, entendo as criticas de Max: muitos de nós não estão aqui pelo barulho, é pela tecnologia e a velocidade. E sempre existirá esse dilema.

Agora resta saber como as coisas acontecerão neste final de semana na capital do jogo. Afinal, os dados estão lançados.   

Sem comentários: