sexta-feira, 17 de novembro de 2023

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Ontem, Max Verstappen meteu a boca no trombone sobre o facto da organização os tratar como "palhaços" e eles estarem mais preocupados com o espetáculo que a corrida em si. Hoje, parece que estamos a ver as consequências. No final do primeiro treino livre, o Ferrari de Carlos Sainz Jr sofreu danos significativos no seu carro por causa de... uma tampa de esgoto que não foi selado. Pior: depois do treino, foram ver que existiam, não um, nem dois, mas sim... 30 tampas de esgoto por selar. Verdadeiros misseis para os carros e as pessoas. 

Claro, Fred Vasseur ficou furioso com o que aconteceu. E aparentemente, a Ferrari terá de pagar a penalização, mesmo que a culpa não tenha sido deles, mas sim da organização. 

Danificou o chassis, o motor e a bateria. É inaceitável. Isso já nos custou uma fortuna, fo*** o treino do Carlos. Não estaremos no segundo treino. Isso é inaceitável para a Formula 1 de hoje”, disparou. E o paddock não está furioso só com o que aconteceu com o piloto espanhol, ou as tampas de esgoto que terão de ser coladas com cimento de secagem rápida, que por causa disso, viu o TL2 ser cancelado e dar ao TL3 cerca de 90 minutos de duração para ter a adaptação possível a uma pista que em 90 por cento do seu percurso é feito em ruas que tem de ser abertas no final dos Formula 1 a passar. 

Cristian Horner, o diretor desportivo da Red Bull, já exigiu segurança na pista. “Eles vão ter de verificar todas as tampas para se certificarem de que é seguro correr”, disse Horner à Sky Sports F1 após o TL1. “Estes carros atingem uma velocidade tão elevada e tão perto do chão. Só temos de nos certificar de que é seguro. Temos de ser flexíveis. É uma grande pena para os fãs que vieram ver os carros a correr, mas a segurança está em primeiro lugar. Só temos de fazer as coisas bem e esperamos que não demore muito tempo. Poderemos prolongar o tempo do TL3 ou algo do género. Acho que eles vão resolver o problema, quer dizer, vamos estar aqui toda a noite!”, concluiu.

E as bancadas estão vazias. Por causa disso, a Fórmula 1 já divulgou um comunicado oficial afirmando que continua “focada em proporcionar a melhor experiência para os fãs”, mas como o TL3 acontecerá pelas duas da manhã locais, a organização já disse que as bancadas terão de ser fechadas. Sim: a sessão acontecerá sem espectadores. 

E eles, claro, não ficaram calados. Um deles escreveu isto, esta sexta-feira, num grupo de discussão na rede social Reddit:

"Tenho de desabafar a minha frustração como alguém que ficou sentado numa bancada gelada por seis horas esta noite [de quinta-feira], apenas para ser expulso logo antes do inicio do segundo treino livre. Sou fã da Formula 1 há 20 anos, já participei em corridas em três continentes e cresci com o automobilismo enraizado em mim desde a infância. Passei o meu tempo na escola desenhando versões da pista que poderiam correr na Strip. Ver aqueles carros na pista esta noite deveria ser a realização de um sonho. Em vez disso, a Formula 1 decide cuspir na cara de todos em Las Vegas."

E prossegue:

"Fato pouco conhecido: Las Vegas é uma cidade totalmente diversificada. Temos uma população vinda de todo o mundo e grandes grupos de Formula 1. Muitos desses fãs, eu incluído, são de grupos hardcore, e estavam lá nesta noite. Porquê? O bilhete de 200 dólares + taxas, apenas para esta quinta-feira era o único que poderíamos pagar com responsabilidade. [Porquê? Com] esse tipo de dinheiro daria um fim de semana inteiro em Melbourne, na Curva 1, pelo amor de Deus.

E prossegue, praticamente demolindo a Formula 1 e a Liberty Media pelos preços obscenos que estão a praticar. Apesar do desconto de 60 por cento que tem acontecido desde há uma 10 dias para cá. E claro, falando do pesadelo logístico que tem sido ter as máquinas da Formula 1 a construir algumas coisas ali perto no último ano. Temo o pior em relação ao público nas bancadas. 

Eu não desejo ser profeta em casa própria, mas quem leu por aqui nestes últimos dias o passado de Vegas no automobilismo, sabe que quase nunca deu certo. Tem o "cómico" - circuitos em parques de estacionamento de casinos - e o trágico - o superspeedway de 2011 e a corrida que acabou na volta 12 com um "big one" e a morte de Dan Wheldon - mas ao ler os eventos de hoje, as queixas de ontem do Max e as do George Russell, umas horas antes, queixando-se que não tem andado a dormir por causa da atmosfera de permanente festa na cidade das muitas luzes, ter agora 30 tampas de esgoto que não foram coladas, o adiamento de sessões de tempos livres para fazer as reparações apressadas para que não voem mais e atinjam carros como o do Carlos Sainz Jr. 

Como já li algures por aí: se é um tiro no pé, é de canhão. Será que é de 120 milímetros? E já agora, outra coisa: se exigem aos circuitos permanentes Grau 1 da FIA, como é que uma pista de rua, que tem de ser aberta durante algumas horas para permitir a circulação de automóveis, porque a organização queria ver os carros de Formula 1 na  Las Vegas Strip, permite que haja uma coisa destas? Mas existem dois pesos e duas medidas?     

Nisso dou razão ao Nelson Piquet Sr: os espectadores querem ver o circo pegar fogo. Mas não somos nós que estamos com o isqueiro na mão. São eles. 

Falta dia e meio para a corrida. E lembro-vos: estão previstos 6ºC na noite de sábado.

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