segunda-feira, 3 de junho de 2024

Noticias: Esteban Ocon sairá da Alpine no final da temporada


O francês Esteban Ocon sairá da Alpine no final da temporada. O anuncio foi feito esta segunda-feira, mas não foi por causa do piloto ter feito algumas manobras perigosas no GP do Mónaco. Segundo alguns meios, o piloto francês está a ser especulado para um lugar quer na Williams, quer na Haas. O final do acordo foi mútuo.

No comunicado oficial, a equipa diz esperar continuar a relação de trabalho com o piloto francês durante o resto da época, desejando-lhe o melhor para o seu futuro, salientando que o alinhamento de pilotos para 2025 "será anunciado oportunamente”.

Bruno Famin, o diretor de equipa, afirmou no comunicado oficial as razões desta separação.

"Antes de mais, gostaríamos de agradecer ao Esteban o seu compromisso com a equipa nos últimos cinco anos. Durante o seu tempo, celebrámos alguns momentos fantásticos juntos, o melhor dos quais no Grande Prémio da Hungria de 2021 com uma vitória memorável na corrida. Ainda temos 16 corridas para completar em 2024, juntamente com um objetivo claro: continuar a trabalhar incansavelmente como equipa para lutar pelos melhores resultados na pista. Desejamos a Esteban o melhor para o próximo capítulo da sua carreira de piloto, quando esse momento chegar".

Do lado do piloto francês, este agradeceu pela oportunidade concedida.

"Foi um período significativo da minha vida correr nesta equipa. Embora eu esteja aqui há cinco anos como piloto em tempo integral, minha carreira profissional começou em Enstone quando eu era adolescente, este será sempre um lugar especial para mim. Tivemos alguns grandes momentos juntos, alguns momentos difíceis também, e estou certamente grato a todos na equipa por estes momentos memoráveis. Anunciarei meus planos muito em breve, mas, enquanto isso, o meu foco total é dar o máximo em pista para esta equipa e ter uma restante da temporada bem-sucedida", declarou.

Resta saber quem ficará com o lugar, onde alguns pilotos estão a ser especulados. Valtteri Bottas é uma possibilidade, mas também está a ser falado para a Williams e Haas. 

Ocon, de 27 anos, e a Alpine, encerram uma colaboração de seis temporadas, desde 2020, durante o qual o momento alto foi a vitória do piloto no GP da Hungria de 2021. Para além disso, tem mais dois pódios, um no GP de Shakir de 2020 e outro no GP do Mónaco de 2023, com um terceiro lugar. Antes da equipa francesa, o piloto de Évereux esteve na Manor e na Force India. Em 141 Grandes Prémios, o piloto francês conseguiu 423 pontos.

Sem comentários: