sexta-feira, 2 de agosto de 2024

WRC 2024 - Rali da Finlândia (Dia 1)


Está a ser um rali ultracompetitivo, chuvoso e atribulado. O mais sério de todos oi o acidente de Ott Tanak, na terceira especial, onde acabou por abandonar, com o seu navegador, Martin Järveoja, a ficar no hospital para observação. 

Contudo, no final do dia, se as coisas correm mal para a Hyundai, para a Toyota, é o paraíso. Têm os três primeiros, com Kalle Rovanpera a ser o melhor, 8,0 segundos na frente de Elfyn Evans, e 8,6 sobre Sebastien Ogier

"Foi um dia complicado, principalmente com o tempo. Difícil ter um dia limpo. Não estou satisfeito com o ritmo com certeza, gostaria de ter sido um pouco mais rápido. Amanhã devemos ser um pouco mais iguais com os rapazes que estamos a lutar. Penso que as etapas de amanhã também tiveram chuva, vai ser uma grande luta”, disse Rovanpera no final deste dia.

Com 10 especiais nesta sexta-feira - passagens duplas por Harju, Laukaa, Saarikas, Myhinpää e Ruuhimäki, o dia de hoje começou... ontem à tarde, com a primeira passagem por Harju. Ali, Thierry Neuwille foi melhor que Katsuta Takamoto, por 1,1 segundos, com Tanak em terceiro, a 1,3. 


Esta sexta-feira começou com chuva e Evans a mostrar-se, ganhando na primeira passagem por Laukaa, 0,4 segundos na frente de Sebastien Ogier e 1,1 sobre Kalle Rovanpera. E foi em Saarikas que aconteceu os primeiros acidentes relevantes, com Tanak a sair da estrada e bater numa arvore. A especial foi suspensa para que os socorros pudessem acontecer para retirar a dupla do carro e poder levá-los para o hospital, para serem observados. 

Em Myhinpää, Evans foi o melhor, conseguindo uma vantagem de 0,8 segundos sobre Neuville e 1,2 sobre Ogier. 

"Um pouco mais seco, definitivamente [com] aderência mais constante, é muito mais difícil de se comprometer. Definitivamente lutando contra o carro em alguns lugares, não é onde eu quero que estejamos. Não acho que exista alguma desvantagem, mas gostaria de ter um ou dois carros na frente para ajudar a cavar o chão, pois ocasionalmente estou perdendo um pouco de velocidade.", disse Thierry Neuville, que era agora sexto na geral, então a 14,7 segundos da liderança.


No final da manhã, em Ruuhimäki, Rovanpera era o melhor, 0,6 segundos na frente de Neuville e 1,4 de Evans, numa especial onde Takamoto Katsuta bateu e arrancou a roda traseira direita. 

"Fizemos algumas alterações no carro e talvez tenha ficado um pouco melhor. Neste rali são necessários pequenos detalhes para ser rápido com o carro. Definitivamente, um circuito muito complicado, ansioso pela tarde. Experimentámos algo novo em todas as etapas, esperamos uma boa tarde.". disse Rovanpera.


Chegada a tarde, mais sarilhos para a Hyundai. Na segunda passagem por Laukaa, Lappi bateu numa árvore, danificou o eixo dianteiro e acabou por se retirar. Na especial, Rovanpera foi o melhor, 2,4 segundos sobre Sami Pajari e 4,5 sobre Elfyn Evans. Rovanpera volta a ganhar em Saarikas, na segunda passagem, 3,1 segundos sobre Evans e 4,3 sobre Neuville. 

Neuville triunfou na segunda passagem por Myhinpää, 1,3 segundos na frente de Ogier e 2,4 sobre Evans, e na seguinte, foi a vez de Sami Pajari de triunfar nessa especial, com 0,5 segundos sobre Ogier e 0,6 sobre Rovanpera. "Não sei o que dizer! Que montanha-russa de emoções hoje foi - meu Deus. Honestamente, nas duas primeiras zonas de travagem eu estava muito lento e o resto foi muito bom. Obrigado!", disse um espantado Pajari, no final da especial.

No final do dia, em Harju, Ogier levou a melhor, com Neuville em segundo, a 0,2 e Evans em terceiro, a 0,6. "Amanhã será um grande dia. Estou ansioso por isso. Especiais incríveis, esperemos que o tempo não deixe tudo baralhado. Foi um bom desempenho meu, perdi um pouco de terreno para Kalle, mas era esperado com a posição na estrada. No final, não importa, estou feliz por lutar por um pódio.”, afirmou Ogier.

Depois dos três primeiros, quarto era Neuville, a 25,5, distante de Adrien Formaux, quinto a 48,5, e um pouco distante de Sami Pajari, sexto a 1.31,0. Gregoire Munster é o sétimo, a 1.52,7, na frente do melhor dos Rally2, Oliver Solberg, a 3.22,0. Jari-Matti Latvala é o nono, a 3.46,1 e a fechar o "top ten" está o estónio Robert Virves, a 3.53,3.

O rali da Finlândia prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais. 

Sem comentários: