sábado, 21 de junho de 2025

Formula E: Ticktum foi o melhor na ronda indonésia da competição


Dan Ticktum foi o melhor no ePrix de Jakarta, a ronda indonésia da Formula E. O piloto britânico da Cupra Kiro superou a concorrência, nomeadamente o Mahindra de Edoardo Mortara e o Envisdion de Sebastien Buemi, que depois foi penalizado a favor do Andretti de Nico Muller. Quanto a António Félix da Costa, o piloto português da Porsche ficou à beira do pódio, na quarta posição. Mas ficou na frente de Oliver Rowland, que foi penalizado e acabou na décima posição, e Pascal Wehrlein, que ficou fora dos pontos. 

Depois de uma qualificação onde Jake Dennis conseguiu levar a melhor sobre a concorrência, a partida foi calma, onde Dennis conseguiu aguentar o assédio daqueles que vinham atrás de si e manteve o comando da corrida. As primeiras voltas foram passadas com Dennis sempre a defender-se do resto do pelotão, enquanto na volta 4, Jean-Eric Vergne foi o primeiro a ir ao Attack Mode. Mas pouco dpeois, o piloto da DS Penske sofreu um toque de um dos Jaguar - acabou por ser Mitch Evans - que o fez ir às boxes para trocar o bico, caindo para o fim do pelotão.

Logo a seguir, Zack Maloney e David Beckman foram ao Attack Mode para ver se subiam na classificação, sem grandes resultados. Pouco depois, na volta 7, o outro carro da DS Penske, Max Gunther, ia também para as boxes, com problemas, depois de tocado no muro por causa da escassa aderência dos carros ao asfalto, fora das partes mais usadas.


Os pilotos resolveram esperar até pouco antes ao meio da corrida para usarem os seus primeiros Attack Mode - volta 16, em 38 - e boa parte deles decidiram gastar dois minutos, excepto Ticktum e Buemi, que meteram quatro. Mas o suíço tinha batido antes, e os comissários o penalizaram com cinco segundos. 

Na frente, Dennis aguentava De Vries e continuava a comandar a corrida, mesmo quando o neerlandês foi ao Attack Mode, mas na volta 23, quando De Vries tinha pouco segundos de Attack Mode, decidiu passá-lo na reta da meta... mas calculou mal o regresso à trajetória, porque a sua traseira tocou na frente do carro de Debbis, quebtrando a sua asa dianteira. Com pedaços de fibra de carbono na pista, a direção de corrida chamou o Safety Car. Este ficou por duas voltas, e no regresso, enquanto se investigava o incidente, atrás, lutando por um lugar nos pontos, Oliver Rowland e Pascal Wehrlein tocavam-se, mas sem grandes consequências. 

Pouco depois, a sentença: 10 segundos de penalização para De Vries, por causar uma colisão. 

Entretanto, nas voltas seguintes, Ticktum conseguiu passar Dennis, por causa da sua asa danificada, e a partir da volta 30, os pilotos iam para a sua segunda passagem pelo Attack Mode, Jake Hughes parara por causa de problemas com o seu carro, e em reação, a organização da Formula E passava para Full Course Yellow (FCY), obrigando os carros a abrandarem. O resresso durou pouco tempo: Stoffel Vandoorne bateu forte contra o muro no seu Maserati e novo FCY. Na volta seguinte, De Vries e Dennis tinham problemas nos seus carros e acabaram por abandonar, também.

Na frente, Ticktum era assediado pelo Mahindra de Edoardo Mortara, quer antes, quer depois do FCY, e foi assim até ao final, com o britânico a dar a primeira vitória do ano para a Cupra Kiro. Nos metros finais, Félix da Costa, que lutou sempre pela quinta ou sexta posição, tentava passar Nico Muller, também sem sucesso. Acabou por beneficiar da penalização de Buemi, que acabara em terceiro, para ser quarto. 


Na geral, Rowland continua no comando, com 172 pontos, contra os 103 de Wehrlein, os 100 de Felix da Costa e os 94 de Taylor Barnard, que nesta corrida foi sexto. No campeonato dos Construtores, a Porsche é primeira, agora com 203 pontos, seguido pela Nissan, com 145.

A próxima jornada da Formula E acontecerá daqui a quatro semanas, em Berlim, e será dupla.  

Sem comentários: