Stefano Domenicalli reconhece que o governo português andou a contactar a FOM para receber a Formula 1, mas as chances podem ser reduzidas. Em Monza, o CEO da FOM afirma que cenário não é favorável a Portugal, dada a concorrência - cerca de uma dezena de nações - e as exigências para que um país possa ter um evento de Fórmula 1.
“Em 2026 Zandvoort vai organizar o seu último Grande Prémio, por isso estamos a discutir novas adições, incluindo a possibilidade de eventos alternados. Mas não serão muitas: um ou dois, não mais. Barcelona está interessada numa alternância. Há Portugal, Turquia e, recentemente, Hockenheim – que tem novos proprietários – a mostrar interesse. O mais importante é que os potenciais candidatos entendam que há pouquíssimos lugares disponíveis, por isso quem se senta à mesa precisa de força financeira”, começou por explicar o dirigente italiano.
“Hoje a situação é diferente de há alguns anos, não só pelo que é necessário para entrar na Fórmula 1, mas também pelo que tem de ser investido. Não nos podemos esquecer de que estamos a trabalhar intensamente na sustentabilidade: todos os promotores devem estar preparados para cumprir os padrões de neutralidade carbónica em 2030. Eventos que recebem 450 a 500 mil pessoas terão desafios em matéria de energia, gestão geral e tudo o que os rodeia. Estamos a trabalhar seriamente nestas questões e os promotores têm de alinhar. Quem não estiver pronto não poderá organizar o evento”, reforçou.
Neste momento, a concorrência é forte: a Arábia Saudita quer ter uma segunda corrida no calendário, ou seja, não quer que Qiddiya e Jeddah se alternem, a FOM quer ir para África, com interesse da parte de Ruanda, África do Sul e Marrocos, e na Ásia, há conversações com a Tailândia no sentido de acolher uma corrida até ao final da década. Ou seja, caso o governo leve a sério, o investimento terá de ser bem forte.., e esperar que seja um evento anual, não uma alternância, como a FOM deseja implementar a partir de 2027, quando acabar o contrato com o GP neerlandês.
Como é sabido, a Formula 1 recebeu pela última vez a Formula 1 em 2021, no Autódromo do Portimão, aproveitando a altura da pandemia, em 2020, para receber corridas.

Sem comentários:
Enviar um comentário